Projeto de Manoel Neves institui campanha de combate e prevenção ao suicídio

O objetivo é alertar e promover o debate na comunidade acerca do suicídio, suas possíveis causas e indicadores

Publicado em 19/9/2018 - 00:00

Projeto de Manoel Neves institui campanha de combate e prevenção ao suicídio
O objetivo é alertar e promover o debate na comunidade acerca do suicídio, suas possíveis causas e indicadores

Boa Vista (RR) – Tramita na Câmara Municipal de Boa Vista projeto de lei de autoria do vereador Manoel Neves (PRB) que institui a Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Suicídio. As medidas têm o objetivo de alertar e promover o debate na comunidade acerca do suicídio, suas possíveis causas e indicadores, auxiliando a sociedade na identificação de sinais de um potencial suicida.

De acordo com o texto, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolverá campanhas baseadas nas diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), como a promoção de palestras, dinâmicas de grupo, incentivo à leitura de obras que abordam o tema de forma adequada, oficinas e filmes educativos. Além disso, o estabelecimento de redes de apoio integrando a comunidade a psicólogos e assistentes sociais que possam contribuir com seu conhecimento.

Manoel Neves destacou que o suicídio é um problema de saúde pública que, comumente, vem acompanhado de transtornos mentais e/ou psicológico que já acompanham a vítima, incluindo a depressão, na maioria dos casos. “Durante séculos da nossa história, o suicídio foi considerado um grande tabu. Por essa razão, ainda temos muito medo e vergonha de falar abertamente sobre esse importante problema de saúde pública. É preciso reconhecer que o conhecimento sobre o assunto é nossa maior ferramenta de combate e prevenção as práticas suicidas”, comentou.

Semana de Valorização a Vida Humana

Em julho passado, o plenário da Câmara Municipal de Boa Vista aprovou um projeto de lei, de autoria do vereador do PRB, criando a “Semana Municipal de Valorização a Vida Humana” no calendário oficial do município.

O projeto foi proposto como forma de valorizar e promover a importância da vida humana. De acordo com o parlamentar, na quarta semana do mês de maio, serão realizadas no âmbito municipal, campanhas de divulgação para sensibilizar e incentivar a população acerca da preservação e valorização da vida humana.

“É importante salientar o valor inestimável da vida humana, bem como amenizar os possíveis atos de atentado ao bem mais sagrado que temos. É necessário ressaltar, através de campanhas e projetos, o valor da vida humana”, justificou Manoel Neves.

Texto e foto: Ascom – vereador Manoel Neves

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend