Projeto de Leandro Rosso beneficia crianças com déficit auditivo em Passo Fundo

Programa “Aprende bem quem ouve melhor” assegura às crianças da educação infantil da rede municipal de ensino o exame de triagem auditiva

Publicado em 23/3/2017 - 00:00

projeto-de-leandro-rosso-prb-cria-o-programa-aprende-bem-que-ouve-melhor-em-passo-fundo-foto-ascom-21-03-17
Programa “Aprende bem quem ouve melhor” assegura às crianças da educação infantil da rede municipal de ensino o exame de triagem auditiva

Passo Fundo (RS) – Com a intenção de garantir a prevenção, diagnóstico precoce e o tratamento de déficit auditivo em crianças em Passo Fundo, o vereador Leandro Rosso (PRB) protocolou um projeto de lei que cria o programa “Aprende bem quem ouve melhor”. “Este é um projeto que irá beneficiar crianças de 0 a 5 anos de idade, que estiverem matriculadas na rede municipal de educação infantil. Queremos que a triagem auditiva seja uma rotina”, disse o vereador.

Além dos exames, a proposta busca debater a importância da ampliação do acesso ao diagnóstico precoce e posterior tratamento auditivo, tanto para a saúde quanto para a aprendizagem e a inclusão social dos pré-escolares passo-fundenses.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que a perda auditiva pode ser provocada por diversos fatores como doenças hereditárias e genéticas, enfermidades infecciosas ocorridas na infância ou durante o parto, além da exposição a barulhos intensos. Já o IBGE aponta que pessoas portadoras de algum tipo de deficiência apresentam taxas menores de alfabetização. A pesquisa também revela que 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva e que, mais de um milhão desse percentual são crianças e jovens de até 19 anos. Em Passo Fundo o número de pessoas com a deficiência chega a quase 10 mil.

“Estes dados confirmam a importância do projeto que estamos apresentando e durante visitas às escolas, algumas professoras confirmaram que o número de crianças com deficiência auditiva é muito maior do que podemos imaginar. Somente uma campanha de conscientização poderá informar aos pais que este problema está diretamente ligado à dificuldade de aprendizagem”, destacou Rosso.

Texto: Ascom – vereador Leandro Rosso
Foto: Cassiane Portella

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend