Projeto de Jeronimo Alves institui o serviço de guarda-vidas voluntário em Florianópolis

Vereador do PRB quer implantar o serviço de guarda-vidas voluntário em Florianópolis durante a baixa temporada.

Publicado em 14/4/2015 - 00:00

Projeto de Jeronimo Alves institui o serviço de guarda-vidas voluntário em Florianópolis
O PL cria o serviço voluntário de guarda-vidas na capital Florianópolis durante a baixa temporada.


Florianópolis (SC) – Por iniciativa do vereador Jeronimo Alves (PRB-SC), a Câmara Municipal de Florianópolis derrubou, no último dia 7, o veto do prefeito contra o projeto de Lei que cria o serviço de Guarda-vidas voluntário no município. Agora, com peso de lei, a proposta visa oferecer mais segurança aos banhistas e turistas que frequentam as praias do município catarinense no período de baixa temporada.

A proposta já havia sido aprovada pelo plenário do Poder Legislativo, mas havia sido vetado pelo gestor municipal. Dos 20 vereadores, dezoito votaram contra o veto do prefeito e dois a favor. O Projeto de Lei nº 15.424/2013 foi aprovado por maioria absoluta na Câmara.

De acordo com o parlamentar, na baixa temporada as pessoas ficam a mercê da insegurança, pois é inexistente a presença de profissionais alertando os lugares de perigo, causando muitas vezes uma fatalidade.“Em 23 de abril de 2013, pouco antes de iniciar a baixa temporada, um turista de Goiânia de 56 anos morreu afogado e seu filho foi encaminhado ao hospital em estado grave”, relatou o vereador republicano.

A ideia, segundo o vereador do PRB, é que o programa seja aplicado junto à escolas de surf, estudantes de educação física, associações de bairro, pescadores artesanais e moradores que praticam esporte ao ar livre, instruindo esses voluntários através de um curso de socorrista oferecido pelo corpo de bombeiros.

“Para o prefeito este projeto é inconstitucional porque gera ônus para o executivo, e diante disso eu faço a seguinte pergunta: salvar vidas não valeria a pena o investimento para que a nossa cidade tenha mais segurança, principalmente nas baixas temporadas, onde temos muitos casos com turistas que correm riscos por falta de sinalização?”, questionou Jeronimo Alves.

Texto e Foto: Leandro Oliveira / Ascom – vereador Jeronimo Alves
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend