Projeto de Gilberto Gomes Junior proíbe o uso de carroças nas ruas de Parobé (RS)

Projeto de Gilberto Gomes Junior proíbe o uso de carroças nas ruas de Parobé (RS)

Proposta do republicano tem como objetivo acabar com os maus-tratos aos animais e garantir segurança nas vias públicas da cidade

Publicado em 8/8/2017 - 00:00

Projeto de Gilberto Gomes Junior proíbe o uso de carroças nas ruas de Parobé (RS)
“A ideia é facilitar o entendimento de quem utiliza estes veículos e auxiliá-los na busca por transportes alternativos, que não utilizem animais”, disse Gilberto Gomes Junior

Parobé (RS) – Tramita na Câmara Municipal de Parobé projeto de indicação do vereador Gilberto Gomes Júnior (PRB) que sugere a regulamentação de veículos que utilizam a tração animal na cidade. A proposta inclui a sugestão ao Executivo para que crie o “Programa de Redução Gradativa dos Veículos de Tração Animal” no município.

A proposta defende a retirada de carroças a partir de um cadastramento dos condutores destes veículos que circulam no perímetro urbano, priorizando aqueles que fazem trabalho de reciclagem. Além disso, o texto propõe que feita esta etapa, o município estabeleça o prazo de um ano para que a circulação das carroças seja proibida.

“O principal objetivo desta sugestão é acabar com os maus-tratos aos animais. Devido as novas condições sociais que vivemos, não cabe mais este tipo de relação entre o homem e o animal, precisamos nos adequar a sociedade que vivemos hoje”, explica Gilberto Gomes Júnior.

A sugestão do republicano aponta a utilização de recursos do Fundo Municipal de Bem-Estar Animal para a execução do programa, podendo, segundo ele, promover uma substituição das carroças por veículos do tipo triciclo com caixa metálica, que geram baixo impacto ambiental.

Para o parlamentar, atualmente os veículos representam riscos à segurança, danos ambientais e à saúde de seus condutores, além de ser um tratamento cruel com os animais. “Reconheço que muitas famílias têm neste tipo de transporte a sua única fonte de sustentação. Neste sentido, o projeto objetiva criar uma alternativa de renda para estas famílias, possibilitando a elas outras opções de emprego e fonte de renda”, complementou o vereador.

Com a proibição das carroças, o projeto também demanda que os trabalhadores rurais e de reciclagem não sejam excluídos das políticas sociais e do mercado de trabalho, evitando que os mesmos acabem em situação de vulnerabilidade.

Para isso, o projeto aponta a necessidade de o poder público viabilizar a mudança dos condutores deste transporte para outros mercados de trabalhos, por meio de políticas públicas de transposição anual que contemplem todos os condutores já identificados e cadastrados.

 “A ideia é facilitar o entendimento de quem utiliza estes veículos e auxiliá-los na busca por transportes alternativos, que não utilizem animais. Infelizmente, hoje vemos muitos carroceiros usando de forma equivocada os cavalos para o transporte de carga pesada, com uma rotina de maus-tratos que foge ao controle dos órgãos de proteção”, finalizou Gilberto Gomes Júnior.

Texto: Agência PRB Nacional, com informações da Ascom – vereador Gilberto Gomes Junior
Foto:  Ascom – vereador Gilberto Gomes Junior

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend