Projeto de Flávia Carvalho incentiva o aleitamento materno em São José dos Campos

Projeto de Flávia Carvalho incentiva o aleitamento materno em São José dos Campos

Proposta sugere a divulgação os “10 passos para o aleitamento materno” nos estabelecimentos de Saúde do município

Publicado em 5/5/2019 - 00:00 Atualizado em 8/7/2020 - 18:12

São José dos Campos (SP) – Tramita na Câmara Municipal projeto de lei da vereadora Flávia Carvalho (PRB) que propõe a criação do programa “10 passos para o aleitamento materno” e sua divulgação nos estabelecimentos de Saúde do município.

Pela proposta, a divulgação deverá ser feita por meio de cartazes afixados na recepção dos estabelecimentos de Saúde de São José dos Campos e também por meio de folhetos explicativos que deverão estar disponíveis para consulta da população nos locais de atendimento.

“Entendemos que são inúmeras as constatações sobre os benefícios do leite materno e a importância de um programa de conscientização e divulgação em maternidades, hospitais, postos de saúde, ambulatórios médicos e clínicas de ginecologia e pediatria da rede municipal de saúde, bem como é de extrema necessidade que tenham uma política pública de incentivo ao aleitamento materno em São José dos Campos”, defende Flávia no projeto.

Nos materiais deverão constar os “10 passos para o aleitamento materno” conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidades para a Infância (Unicef) e que tratam da capacitação da equipe profissional, informação e orientação às gestantes e mães sobre amamentação; alojamento conjunto de mães e filhos; e incentivo ao aleitamento sob livre demanda e promoção de grupos de apoio.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), se todos os bebês fossem amamentados nos primeiros dois anos, seria possível salvar anualmente a vida de mais de 820 mil crianças com menos de cinco anos.

“Infelizmente muitas mães deixam de lado o aleitamento materno por falta de políticas públicas de incentivo e ensino à essa prática que só faz bem aos filhos e mães”, ressalta Flávia Carvalho.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Elizete Ferreira

Reportar Erro
Send this to a friend