Projeto de Denise Almeida institui a Semana do Cordel em Olinda

Projeto de Denise Almeida institui a Semana do Cordel em Olinda

“Olinda se torna vanguarda em valorizar os poetas populares cumprindo assim sua vocação de capital da cultura brasileira”, destacou a vereadora do PRB

Olinda (PE) – A câmara municipal aprovou, no dia 11 de abril, projeto de lei da vereadora Denise Almeida (PRB) que institui a Semana do Cordel na cidade de Olinda. Na oportunidade, houve a apresentação da cordelista e professora Rivani Nazário, gestora da Escola Mizael Montenegro.

A proposta, segundo Denise, visa valorizar este gênero literário e o promover as políticas públicas culturais em Olinda. “Olinda se torna vanguarda em valorizar os poetas populares cumprindo assim sua vocação de capital da cultura brasileira”, destacou Denise Almeida.

Literatura de Cordel

A literatura de Cordel também conhecida no Brasil como folheto, literatura popular em verso, ou simplesmente cordel, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil.

O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos à venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal. Os locais onde ela tem grande destaque são os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Pará, Rio Grande do Norte e Ceará. Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, também usadas nas capas.

Para reunir os expoentes deste gênero literário típico do Brasil, foi fundada em 1988 a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, com sede no Rio de Janeiro.

Em setembro de 2018, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional reconheceu a literatura de Cordel como patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Texto e foto: Ascom – vereadora Denise Almeida
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.