Projeto de Claudinei Marques incentiva a “Escola Segura” em Florianópolis

“Queremos evitar atos insanos como o que ocorreu na última semana em Suzano (SP)”, justifica o vereador do PRB

Publicado em 20/3/2019 - 00:00 Atualizado em 13/7/2020 - 09:57

Florianópolis (SC) – O vereador Claudinei Marques (PRB) protocolou na Câmara Municipal de Florianópolis, o projeto de lei incentiva a “Escola Segura”. De acordo com o vereador, o PL tem o objetivo de tornar necessário o uso de medidas e equipamentos mínimos de segurança nos estabelecimentos de ensino de Florianópolis.

Para Claudinei, o objetivo do projeto é trazer maior segurança às instituições de ensino de Florianópolis. “É notório que esses estabelecimentos vêm passando por uma onda de violência nunca antes vista. Volta e meia temos lamentáveis registros de professores, funcionários e dos próprios alunos sendo agredidos com facas e até armas de fogo, entre tantos outros objetos”, explica o vereador na proposta.

“Queremos evitar atos insanos como o que ocorreu na última semana em Suzano (SP), quando dois ex-alunos entraram no colégio armados com revolver, facas, arco e flecha e um machado, com a triste soma de 11 pessoas feridas 10 mortes confirmadas”, completa o republicano.

Na proposta, o vereador do PRB cita outros casos que ocorreram no Brasil, em que tragédias aconteceram após a entrada de armas brancas e armas de fogo nas escolas. “É de extrema importância que esta Casa Legislativa – com o presente Projeto de Lei – tome medidas para evitar ao máximo que situações como essas voltem a ocorrer. Temos que garantir a segurança aos profissionais da educação e aos alunos, para que possam ir para as escolas sem medo e sabendo que estarão seguros naquele ambiente”, destaca Claudinei Marques no projeto.

O PL segue o trâmite regimental, passará pelas comissões de mérito até chegar ao plenário, quando então será votado.

Saiba mais

Pelo projeto de lei, os equipamentos mínimos de segurança são:

  • Exigência de documento pessoal com foto para controle de acesso às dependências, inclusive de funcionários terceirizados e prestadores de serviços;
  • Manter os portões fechados sempre que possível até mesmo os de acesso ao estacionamento;
  • Ter vigilantes em seus acessos;
  • Fazer uso de detectores de metais em todos os acessos.

Texto e foto: Ascom – vereador Claudinei Marques
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend