Projeto da vereadora Tânia Bastos é destaque no Diário da Câmara

Órgãos competentes deverão realizar palestras e seminários acerca do tema a fim de capacitar líderes comunitários a um atendimento multiprofissional

Publicado em 26/8/2013 - 00:00

Projeto da vereadora Tânia Bastos é destaque no Diário da Câmara
Projeto determina que sejam realizadas ações educativas, incluindo a família, que visem a conscientização sobre os tratamentos e formas de diagnóstico do autismo, principalmente o precoce

 

Rio de Janeiro (RJ) – Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente, dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Com o objetivo de minimizar o desconforto dos que sofrem da disfunção, a vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ) apresentou o Projeto de Lei nº 297/2013, que institui no município programas e diretrizes que promovam a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

O texto determina que sejam realizadas ações educativas, incluindo a família, que visem a conscientização sobre os tratamentos e formas de diagnóstico do autismo, principalmente o precoce. O Poder Executivo terá que, por seu corpo especializado, promover ações de atendimento de acordo com o perfil psicossocial dos autistas atendidos, devendo ser estimulados e integrados nas áreas da educação e ensino profissionalizante, saúde, assistência social, transporte, moradia, lazer e trabalho, entre outras.

Órgãos competentes deverão realizar palestras e seminários acerca do tema a fim de capacitar líderes comunitários a um atendimento multiprofissional. A rede de saúde promoverá a realização de consultas, exames e distribuição de medicamentos e nutrientes para prevenção e tratamento do autismo. Já a rede de educação terá que criar mecanismos de atendimento às necessidades dos alunos autistas.

Segundo Tânia Bastos, a proposição tem o intuito de cumprir a Lei Federal nº 12.764/2012, com vistas a estimular a inclusão social das pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista. Com programas desenvolvidos em várias áreas, buscaremos dar efetividade aos direitos dos autistas reconhecidos na lei federal. “Esta é uma oportunidade para o Rio de Janeiro seguir as diretrizes da Lei Federal e promover uma inclusão efetiva”, observou a parlamentar.

Fonte: Ascom – Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Foto: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend