Ana Lúcia propõe combate à violência contra a mulher em Recife

Professora Ana Lúcia propõe campanha pelo fim da violência contra a mulher em Recife

Projeto da republicana institui o mês de mobilização pelo fim da violência contra as mulheres

Publicado em 5/5/2017 - 00:00

Ana Lúcia propõe combate à violência contra a mulher em Recife
Projeto de lei da vereadora republicana institui o mês de mobilização pelo fim da violência contra a mulher na capital pernambucana

Recife (PE) – Tramita na Câmara Municipal do Recife uma proposta lei da vereadora Professora Ana Lúcia (PRB), que institui o mês de mobilização pelo fim da violência contra as mulheres.

Pela proposta, a mobilização deve ocorrer em dezembro. Neste período, segundo a vereadora, seriam desenvolvidas atividades que promovam a igualdade de gênero por meio de ações nas áreas de saúde, educação, trabalho, segurança pública e direitos humanos.

“Durante este mês adotaríamos o uso do laço branco e seriam instituídas ações diversas de divulgação dos órgãos que integram o município, objetivando a conscientização da população quanto a este importante tema social”, destacou a vereadora.

Segundo a Professora Ana Lúcia, muitas ocorrências de violências contra as mulheres são silenciadas. “Muitos casos são ignorados, a não ser que sejam divulgados pela imprensa e gerem comoção pública, mas nós não podemos nos acostumar com o fato de que as mulheres cada vez mais têm sido vítimas de violência. Isso não pode simplesmente virar estatística”, ressaltou a parlamentar.

Conforme dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, a quantidade dos casos de violência contra a mulher chega a 8.065 mil nos três primeiros meses deste ano. Segundo o órgão, houve aumento no número de estupros, saindo de 155 casos em fevereiro para 165 em março.

O uso do laço branco, sugerido no projeto de lei, foi adotado como símbolo do repúdio demonstrado por um grupo de homens no Canadá após um jovem de 25 anos ter assassinado 14 mulheres em uma sala de aula na escola Politécnica em Montreal, em 1989. Após o crime, o jovem cometeu suicídio e deixou uma carta justificando o ato, alegando que não suportava a ideia de ver mulheres cursando engenharia, um curso tipicamente masculino.

O crime gerou um amplo debate sobre a desigualdade entre homens e mulheres, e a violência decorrente desse desequilíbrio.

Para a vereadora Ana Lúcia, o fim da violência contra as mulheres deve ser uma luta de toda a sociedade. “Este projeto faz parte desta luta”, finalizou a vereadora Professora Ana Lúcia.

Texto e foto: Anabelli Cavalcanti / Ascom – vereadora Professora Ana Lúcia
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend