Professora Ana Lúcia debate situação dos conselhos tutelares no Recife

A iniciativa surgiu após várias denúncias sobre o sucateamento dos carros, falta de segurança e de estrutura física dos imóveis e outros

Publicado em 27/11/2017 - 00:00

Professora Ana Lúcia debate situação dos conselhos tutelares no Recife
A iniciativa surgiu após várias denúncias sobre o sucateamento dos carros, falta de segurança e de estrutura física dos imóveis e outros

Recife (PE) – Por iniciativa da vereadora Professora Ana Lúcia (PRB-PE), a Câmara Municipal do Recife promoveu, no último dia 24 de novembro, uma audiência pública para debater a atual situação dos conselhos tutelares.

A iniciativa surgiu após várias denúncias sobre o sucateamento dos carros utilizados pelos conselheiros tutelares, falta de segurança e estrutura física dos imóveis que abrigam as sedes dos conselhos, mobília inadequada, entre outras queixas.

“Essa audiência surge de alguns relatos que ouvimos e da percepção que nós, educadores, temos a respeito dos conselhos tutelares. Reconhecemos a importância desse órgão para as famílias, para as escolas e para nossa sociedade, e entendemos que um trabalho que é tão importante está sendo limitado diante das dificuldades que estão sendo enfrentadas pelos conselheiros”, afirmou a republicana.

Professora Ana Lúcia debate situação dos conselhos tutelares no Recife Para Lucas Peixoto, conselheiro tutelar da Região Político-administrativa 4, a situação atual do conselhos é consequência da indiferença da atual gestão. “Essa gestão tem sido indiferente a algo muito importante, que são os direitos de nossas crianças e adolescentes. Esses direitos muitas vezes têm sido violados pela ausência do poder público. Os conselhos têm enfrentado dificuldades por conta da falta de comprometimento da gestão municipal que resulta na falta de recursos. Como vamos garantir o direito de nossas crianças e adolescentes, se o órgão responsável por isso não tem condições de atendimento?”, questionou Peixoto.

Diante das solicitações realizadas, o gerente da criança e do adolescente, Alexandre Nápoles, alegou que a cidade está sem orçamento na área da assistência. Destacou, ainda, que o orçamento destinado à área de assistência no Brasil inteiro, para o ano de 2018, terá a redução de 1/3. O argumento, no entanto, foi questionado pelo professor André Araripe, que alegou ser possível constatar a má distribuição de recursos na cidade do Recife, observando dados do portal da transparência. “Observando os dados, é possível constatar que temos tido crescimento de receitas, por exemplo, a publicidade da Prefeitura iniciou esse ano com a autorização para gastar R$ 10 milhões, e já foram gastos R$ 22 milhões. Então, é inaceitável o argumento de crise”, destacou o professor.

O deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE) também participou do debate e propôs a criação de uma comissão para solicitar, junto aos órgãos competentes, a garantia de urnas eletrônicas, e uma gestão estruturada para o ingresso dos conselheiros nas próximas eleições.

Texto e fotos: Anabelli Cavalcanti / Ascom – vereadora Professora Ana Lúcia

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend