Primeiro dia do ‘Corujão Carioca’ atende 35 pessoas

Resultado foi comemorado pelo prefeito Marcelo Crivella. O objetivo das cirurgias é diminuir o tempo de espera na fila por procedimentos oftalmológicos, hérnia e vasectomia

Publicado em 2/3/2018 - 00:00

Primeiro dia do ‘Corujão Carioca’ atende 35 pessoas
Resultado foi comemorado pelo prefeito Marcelo Crivella. O objetivo das cirurgias é diminuir o tempo de espera na fila por procedimentos oftalmológicos, hérnia e vasectomia

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), comemorou, na sexta-feira (2), o resultado do primeiro dia do projeto “Corujão Carioca”, que criou o terceiro turno para realização de cirurgias eletivas nos hospitais da rede municipal e do Sistema Único de Saúde (SUS). Na quinta-feira (1°), foram operadas 35 pessoas, a maioria casos de hérnia, oftalmologia e vasectomia. E para esta sexta-feira, sábado e domingo, já tem 85 cirurgias programadas nos hospitais da Prefeitura só pelo “Corujão Carioca”.

Primeiro dia do ‘Corujão Carioca’ atende 35 pessoas “Ontem, começou o ‘Corujão Carioca’ das cirurgias, que operou 35 pessoas e hoje vai continuar. Sábado e domingo também. Aproveito para convidar a imprensa para acompanhar esse trabalho: hoje, à noitinha, vamos estar no Miguel Couto e lá, como em outros hospitais da nossa rede, vai haver cirurgia. Operavam-se eletivas urgentes ou emergenciais. Agora, o pessoal da fila do Sistema Nacional de Regulação vai ser atendido à noite e nos fins de semana. É o Corujão Carioca. Sempre à noite, durante a semana, e também aos sábados e domingos”, disse o prefeito do PRB, ao chegar para um evento no Museu de Arte do Rio (MAR).

O objetivo das cirurgias é diminuir o tempo de espera na fila por procedimentos oftalmológicos (nesta primeira etapa, os casos de pterígio e calázio); de hérnia inguinal, umbilical e epigástrica; de vasectomia e de fimose. Atualmente, há 5 mil pessoas com exames prontos para serem operadas nesses tipos de cirurgia.

A expectativa é que, com a otimização do uso dos centros cirúrgicos em terceiro turno, o número de cirurgias eletivas salte das atuais 700 por mês para quase 1.800. Os procedimentos são realizados nos hospitais municipais – Miguel Couto, Salgado Filho, Souza Aguiar, Lourenço Jorge, Francisco da Silva Telles, da Piedade e os dois pediátricos, Jesus e Nossa Senhora do Loreto – e nas unidades do SUS sob contrato com a Prefeitura.

Rio de Janeiro a Janeiro

No Museu de Arte do Rio (MAR), Crivella participou de evento do programa Rio de Janeiro a Janeiro, calendário anual de atividades culturais, esportivas e corporativas para atrair investimentos para a cidade e promover o turismo. No encontro, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, apresentou os 154 eventos de 2018 que fazem parte do programa e fez um balanço do impacto positivo do carnaval, principal atração do calendário, na economia da cidade. O prefeito Crivella festejou os dados, levantados pela Riotur e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). E destacou o sucesso do carnaval carioca: foram 6,5 milhões de pessoas, com 1,5 milhão de turistas e taxa de ocupação nos hotéis de 87%. O impacto global da folia na economia do Rio foi de R$ 3,02 bilhões (aumento de 6,8% em relação ao ano passado). Só de ISS (Imposto Sobre Serviços) foram arrecadados pela Prefeitura R$ 77 milhões (6,5% a mais do que em 2017).

“Eu me sinto redimido. Tantas críticas foram feitas sobre a organização do carnaval. O carnaval foi um sucesso, foi esplendoroso. Neste ano, a equipe da Prefeitura se superou”, elogiou o prefeito.

Crivella destacou que o Rio de Janeiro a Janeiro – programa que envolve os governos federal, estadual e municipal, além de empresários de setores variados – é um patrimônio do povo carioca.

“O calendário passa a fazer parte do patrimônio imaterial da cidade. O grande autor do carnaval e do réveillon, os dois maiores eventos, é o povo do Rio. Nós estamos trazendo para cá grandes produtores e os melhores eventos, e vai depender do nosso público dizer quais são os melhores, prestigiar os de destaque, porque aí, no ano seguinte, eles vão se repetir com maior patrocínio, maior grandeza. O retorno esperado é que a gente possa chegar ao momento em que o Rio de Janeiro tenha como seu, sem plaquinha com nome de nenhum político, um calendário com eventos tão bonitos como carnaval, réveillon e Rock in Rio”, completou o prefeito.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend