Prevenção ao suicido é tema de audiência em Macapá

Prevenção ao suicídio é tema de audiência em Macapá

O debate proposto pela vereadora Patriciana Guimarães será realizado nesta sexta-feira (14) e tem como objetivo discutir mecanismos para frear o crescente número de casos no município

Publicado em 13/6/2019 - 00:00 Atualizado em 7/7/2020 - 09:31

Macapá (AP) – Por iniciativa da vereadora Patriciana Guimarães (PRB), a Câmara Municipal de Macapá promove audiência pública nesta sexta-feira (14) para debater os casso de suicídios ocorridos no Estado do Amapá.

Com o tema “Eu decido Viver”, o evento vai procurar entender as causas que levaram 26 pessoas a tirarem a própria vida nos primeiros meses deste ano no estado. Desde 2016, aponta Patriciana, o número de ocorrências vem aumentando assustadoramente. Naquele ano, foram 27 casos, em 2017, 49 e no ano passado 50.

De acordo com Patriciana, o que chama a atenção é que muito dos casos envolve crianças.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ao longo das décadas de 1980 até 2012, o acumulado de registro de suicídio entre adolescentes de 15 a 19 anos chegou a 62,5%.

Preocupada com o número alarmante de suicídio, Patriciana Guimarães reafirmou o compromisso com a sociedade no modo geral.

“Eu não posso fechar os olhos e fingir que nada está acontecendo, pois está sim. Jovens, crianças e pais de famílias estão tirando suas próprias vidas. O que está acontecendo com as pessoas? Onde e como podemos ajudá-las? É justamente por isso que vamos realizar a audiência para debater este tema de extrema importância no âmbito nacional, já que este tipo de acontecimento afeta a sociedade como todo”, disse Patriciana Guimarães.

Texto e foto: Ascom – vereadora Patriciana Guimarães
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend