Prefeitura e ONG se unem no combate à mortalidade materna em Parnamirim (RN)

Prefeito Rosano Taveira (PRB) reuniu-se, na última semana, com representantes do Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP) para definir ações conjuntas

Publicado em 9/12/2017 - 00:00

Prefeitura e ONG se unem no combate à mortalidade materna em Parnamirim
A partir de janeiro de 2018, os servidores da saúde da rede municipal receberão treinamento para reduzir a morbidade e mortalidade materna em Parnamirim

Parnamirim (RN) – O prefeito Rosano Taveira (PRB) reuniu-se, na última semana, com representantes do Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP), uma organização não-governamental (ONG) que atua no Rio Grande do Norte e no Estado de Pernambuco, na redução da morbidade e mortalidade materna. O encontro definiu ações relevantes para oferecer atenção especial tanto para as mães como para os recém-nascidos.

A coordenadora do projeto “Mulheres Doulas, Articulando Vidas”, Vânia Araújo, e a enfermeira obstetra Clarissa de Leon participaram desta primeira reunião com o prefeito Taveira e o secretário Municipal de Saúde, Dr. João Albérico.

A palavra doula, pouco usada pelo cidadão comum, vem do grego e significa “mulher que serve”, sendo utilizada para referir-se à mulher sem experiência técnica na área da saúde, que orienta e assiste a nova mãe no parto e nos cuidados com bebê.

“Esse encontro soma forças na atenção e no cuidado que a nossa gestão tem priorizado junto aos cidadãos, neste caso específico, em relação às mulheres grávidas e àquelas com filhos recém-nascidos”, afirmou Rosano Taveira.

De acordo com a coordenadora da ONG Mulheres Doulas, Vânia Araújo, a ideia é oferecer capacitações para gestores da Saúde, em três encontros a partir de janeiro de 2018, no sentido de planejar ações para reduzir a morbidade e mortalidade materna.

O termo morbidade significa designar o conjunto de casos de uma dada doença ou a soma de agravos a saúde que atinge a um determinado público, em lugar epecífico, dentro de um determinado intervalo de tempo.

“Parnamirim tem oferecido uma assistência excelente de serviços de saúde às mulheres grávidas, no pré-natal, e oportunizado o acompanhamento pós-parto por profissionais experientes. Queremos continuar investindo para que essa realidade mantenha um padrão de serviço cada vez mais elevado”, disse o secretário de Saúde, João Albérico.

Texto e Fotos: Ascom – Prefeitura de Parnamirim (RN)
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend