Prefeitura do Rio premia melhores práticas em saúde

Concurso inédito reconhece e valoriza casos de sucesso desenvolvidos em unidades da rede

Publicado em 6/2/2019 - 00:00 Atualizado em 15/7/2020 - 15:52

Rio de Janeiro (RJ) – A prefeitura entregou nesta terça-feira (5), o prêmio Rio de Melhores Práticas, criado pela Secretaria Municipal de Saúde para incentivar iniciativas inovadoras na área. Na cerimônia de premiação, no Centro Coreográfico da cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca, foram revelados e premiados os três primeiros colocados nas categorias “Práticas em Saúde” e “Gestão e Liderança”.

Após o evento, os seis servidores vencedores, acompanhados da secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, e da subsecretária de Vigilância Sanitária, Márcia Rolim, foram recebidos pelo prefeito Marcelo Crivella (PRB), no Palácio da Cidade. O prefeito elogiou a contribuição dada por esses servidores. “Estamos tendo o prazer de receber seis funcionários públicos e também das Organizações Sociais, premiados por condutas inovadoras que eles implementaram na nossa rede. Queremos agradecer muito a esses profissionais, que fizeram com sua inteligência um serviço público melhor, uma cidade melhor, uma Prefeitura melhor”, afirmou Crivella.

Idealizado pela Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas (CGGP) da Secretaria de Saúde (SMS) e realizado no segundo semestre de 2018, o concurso inédito teve 54 cases inscritos, envolvendo cerca de 180 funcionários e gestores das unidades e setores da pasta. Os vencedores de cada categoria receberam troféu e uma bolsa integral da Pontifícia Universidade Católica (PUC) para pós-graduação em Gestão. Já os segundos e terceiros colocados ganharam certificados Prata e Bronze. Todos os concorrentes receberam certificados de participação, e o resultado será publicado no Diário Oficial do município.

Para a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, o fundamental é o que essas iniciativas representam para a cidade. “São práticas inovadoras que procuram dar cada vez mais acesso para a população aos nossos serviços. Mais importante que o prêmio, é saber que são ações que vão fazer a diferença para nossos cidadãos”, esclareceu.

Aline Borges, coordenadora de Alimentos da Subsecretaria de Vigilância Sanitária, foi a vencedora na categoria Gestão em Liderança com a Criação dos Super Pafs (Pronto Atendimento em Fiscalização Sanitária) para melhoria do atendimento do 1746. Segundo Aline, com uma equipe maior e mais unida foi possível reduzir a demanda reprimida de cerca de 1.500 para 200 casos. “Além disso, também adotamos respostas mais precisas e de melhor qualidade para a população carioca”, contou Aline.

Na categoria Práticas em Saúde, Felipe Correa, do Hospital Rocha Maia, venceu com proposta para melhorar a detecção precoce de câncer de mama. “Reduzimos o tempo entre a primeira consulta na atenção primária e o diagnóstico do câncer da mama em estágio mais precoce, aumentando assim as chances de cura da paciente. Estou muito feliz, foi uma honra participar desse prêmio”, concluiu.

Os cases foram avaliados por um comitê técnico composto por servidores da CGGP e por uma comissão de cinco especialistas em gestão da qualidade e saúde. Além da inovação, foram utilizados como critérios de avaliação a humanização, a aplicabilidade, a sustentabilidade, a economicidade, a relevância e os resultados.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Foto: Nelson Duarte

Reportar Erro
Send this to a friend