Prefeitura disponibilizará servidor para auxiliar atendimento da Junta Comercial

Prefeitura disponibilizará servidor para auxiliar atendimento da Junta Comercial

Prefeito Daniel Guerra ouviu demandas de contadores e entidades de classe de Caxias do Sul (RS)

Caxias do Sul (RS) – O prefeito Daniel Guerra (PRB) recebeu, semana passada, mais de 30 contadores, entre representantes de entidades e profissionais do mercado. O encontro ocorreu no Salão Nobre da prefeitura e serviu para registrar demandas da classe e encaminhar soluções aos pedidos. O principal encaminhamento foi a recolocação de um servidor municipal na Junta Comercial, junto à Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), para auxiliar nas demandas e dar agilidade aos processos das empresas. A decisão será encaminhada para aval do governo do Estado, órgão responsável pela Junta.

Na abertura do encontro, o prefeito destacou a importância de ouvir os contadores. “Vocês sentem os reflexos da economia de forma precisa. A opinião dos senhores é muito importante para a administração municipal”, destacou o chefe do Executivo. Além de um servidor para a junta, o grupo pediu mais agilidade na emissão de alvarás e trocou experiências positivas de outras regiões. Todas as demandas foram registradas para estudar soluções práticas aos pedidos, tanto em processos internos quanto em elaboração de alterações em leis ou de novas legislações.

“A prefeitura tem condições de nos ajudar, mesmo que a Junta seja um órgão estadual. Dependemos de um servidor público, com fé pública, para retomar e agilizar processos, a fim de que o empreendedor fique em Caxias do Sul”, ressaltou Joacir Reolon, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas da Região Serrana do Rio Grande do Sul (Sescon Serra Gaúcha). Reolon ainda elogiou iniciativas do Executivo como a Sala do Empreendedor, aberta no ano passado, um espaço físico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete) que materializa a simplificação dos processos de abertura, baixa e funcionamento das empresas.

No ano passado, a prefeitura cedeu espaço para que a Junta Comercial fosse instalada junto ao Centro Administrativo, em acordo com a CIC. Essa medida visava à integração dos serviços da junta e da prefeitura, facilitando a rotina de empresários e de contadores, uma vez que a Sdete também foi transferida para o Centro Administrativo. A proposta também tinha vistas à futura instalação da Rede Simples, a fim de unificar processos administrativos de aberturas de empresas. Diante disso, o convênio do Executivo para a cedência de uma funcionária não foi renovado quando do vencimento, em dezembro, uma vez que a junta funcionaria dentro da própria prefeitura.

Entretanto, a junta desistiu da transferência, deixando o espaço vazio no Centro Administrativo, área que está sendo utilizada para ações de outras secretarias. Em dezembro, ainda, o governo do Estado anunciou a disponibilização de servidores para a continuidade do serviço junto à CIC. O prefeito ressaltou ter cobrado essa cedência de profissionais, por meio de ofícios. No entanto, por não ter obtido resposta, providenciou um novo convênio para a recolocação da funcionária da prefeitura a fim de ajudar nos processos junto à CIC.

Além do chefe do Executivo, participaram do encontro os secretários da Fazenda, Magda Wormann, da Sdete, Emílio Andreazza, do Urbanismo, Mirangela Rossi, de Recursos Humanos e Logística, Vangelisa Lorandi, além do líder de governo na Câmara, Chico Guerra.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.