Prefeitura de Caxias do Sul decretará situação de emergência após temporal de sábado

Documento agilizará compra de materiais e recebimento de seguros por parte dos agricultores

Publicado em 16/4/2019 - 00:00 Atualizado em 9/7/2020 - 20:24

Caxias do Sul (RS) – O prefeito Daniel Guerra (PRB) decretará situação de emergência em Caxias do Sul após o temporal de granizo que atingiu a cidade no último sábado (13). Em reunião nesta segunda-feira (15), diversas secretarias municipais que prestaram atendimento, bem como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Região Serra, começaram a compilar dados e articular a construção do decreto. Apesar de não gerar grandes danos ou pessoas feridas e desabrigadas, constatou-se que o temporal foi abrangente, atingindo diversas áreas diferentes do território caxiense. O documento deverá ser publicado ao longo da semana.

O principal objetivo do decreto é viabilizar a dispensa de licitação para a compra de materiais necessários ao atendimento. A Secretaria da Habitação já distribuiu 26,8 mil metros quadrados de lonas e cadastrou 207 pessoas para o recebimento de telhas. A decretação facilitará a reposição desses itens e a distribuição a mais pessoas atingidas, conforme a necessidade. Além disso, apresentando o decreto, será mais fácil o resgate de seguro da produção por parte dos agricultores que tiveram prejuízos.

O último relatório da Defesa Civil Região Serra informa que 523 residências foram destelhadas ou tiveram as telhas perfuradas em Caxias do Sul. Para decretar emergência, é necessário reunir uma série de informações que comprovem a situação do Município. O grupo de trabalho que está viabilizando essa tarefa é composto pelas secretarias municipais da Habitação, de Obras e Serviços Públicos, de Segurança Pública e Proteção Social (que abrange a Defesa Civil Municipal), do Meio Ambiente, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Urbanismo, de Trânsito, Transportes e Mobilidade e da Educação. A equipe ainda conta com a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Fundação de Assistência Social (FAS), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Região Serra.

Não há relato de necessidade de arrecadação de itens de quaisquer tipos em virtude do temporal.

Texto: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul
Foto: Mateus Argenta

Reportar Erro
Send this to a friend