Prefeitura apresenta “Castramóvel” e lança projeto “PreocupaCÃO” em Barra do Piraí

“Se dizemos que estamos fazendo um governo para todos, só é para todos de verdade se inclui as pessoas e o melhor amigo das pessoas”, disse o prefeito Mario Esteves

Publicado em 23/5/2017 - 00:00

Prefeitura apresenta "Castramóvel" e lança projeto "PreocupaCÃO" em Barra do Piraí
Em seu discurso, o prefeito Mario Esteves rebateu críticas que sofreu nas redes sociais, de que estaria deixando de investir na cidade para investir em animais

Barra do Piraí (RJ) – A prefeitura apresentou à população, no último sábado (20), o “Castramóvel”, um ônibus que funciona como uma clínica veterinária sobre rodas e que faz parte do projeto “PreocupaCÃO”, desenvolvido pela secretaria de Comunicação Social, por se tratar de um carro-chefe do governo. O evento aconteceu na Praça Pedro Cunha, popularmente conhecida como Largo da Feira, e reuniu autoridades e representantes da proteção animal do município. O presidente da Comissão de Direitos dos Animais da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Luiz Carlos Ramos Filho, participou da cerimônia, ao lado do prefeito Mario Esteves (PRB).

De acordo com o secretário de Comunicação Social, Felippe Carotta, o Castramóvel é o “coração” do “PreocupaCÃO”, um projeto que visa desenvolver políticas públicas voltadas à promoção e à defesa dos animais. “O objetivo é que o cuidado com os animais se torne uma diretriz permanente do governo municipal, não apenas pelos próximos anos. O prefeito quer deixar um legado para a cidade nesse sentido. Além da esterilização de animais, feita no Castramóvel, o projeto vai promover feiras de adoção, palestras e movimentos de conscientização quanto aos direitos dos nossos amigos peludos”, explicou.

O público-alvo da ação foi dividido em quatro grupos, elencados de acordo com a prioridade: o primeiro, formado pelos animais de ONGs e grupos da proteção animal; o segundo, animais de acumuladores, que são aquelas pessoas que recolhem cães e gatos das ruas e cuidam dentro de casa; o terceiro, animais de rua, que vivem no Centro ou nos bairros; o quarto, famílias de baixa renda, que não têm condições financeiras de custear a esterilização de seus bichos.

“Teremos pessoas ligadas ao projeto, bem como voluntários de ONGs e grupos da proteção animal, que farão previamente um censo nos bairros, identificando os animais de rua, acumuladores e famílias de baixa renda que serão atendidos pelo Castramóvel. É importante destacar que, a princípio, somente esses quatro grupos serão atendidos pelo projeto”, acrescentou Carotta, ressaltando a parceria com a Universidade Severino Sombra (USS), de Vassouras, que contribuirá com alunos do curso de medicina veterinária, além de especialistas e estudiosos do ramo.

Vereador no Rio de Janeiro, Luiz Carlos Ramos Filho destacou o pioneirismo de Barra do Piraí: “É o único Castramóvel desse porte no estado, com ônibus mesmo, banheiro etc, dentro do que preconiza o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). Talvez, o único no Brasil. Estou muito feliz e espero conseguir, em breve, uma conquista como essa para o Rio”.

Em seu discurso, o prefeito Mario Esteves rebateu críticas que sofreu nas redes sociais, de que estaria deixando de investir na cidade para investir em animais. “Se dizemos que estamos fazendo um governo para todos, só é para todos de verdade se inclui as pessoas e o melhor amigo das pessoas, ou seja, o animal. O cachorro que está sempre do nosso lado, o gato. O aluguel do ônibus vai custar R$ 15 mil por mês à prefeitura e o benefício à cidade será muitíssimo maior do que isso. Estamos falando em saúde pública, em prevenção de doenças”, ressaltou o republicano.

O chefe do executivo garantiu que restabelecer o equilíbrio financeiro do governo é uma de suas principais metas. “A prefeitura não podia continuar gastando mais do que arrecadava, estava errado. Graças à falta de gestão, chegou ao ponto em que assumimos a administração, com déficit nas contas e uma dívida consolidada de mais de R$ 70 milhões. Se não fossem os nossos esforços, na austeridade, diminuindo gastos, cortando em tudo sem reduzir serviços à população, certamente não estaria sendo possível governar da forma como estamos fazendo, com a reforma de 13 escolas municipais e a construção, em breve, das pontes, inclusive, a da Roseira”, finalizou Mario Esteves.

Texto e foto: Ascom – prefeitura de Barra do Piraí

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend