Prefeito Marcelo Crivella visita o AquaRio com crianças do projeto Hortas Cariocas

Republicano esteve acompanhado por um grupo de 40 crianças do Complexo de Manguinhos, que participam do projeto

Publicado em 11/1/2017 - 00:00

Prefeito Marcelo Crivella visita o AquaRio com crianças do projeto Hortas Cariocas
“Isso aqui é um dos lugares mais bonitos do Porto Maravilha”, disse Crivella

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) visitou, na manhã desta quarta-feira (11), o AquaRio, na Zona Portuária da cidade, acompanhado por um grupo de 40 crianças do Complexo de Manguinhos, que participam do projeto Hortas Cariocas. Com 26 mil metros quadrados de área construída e 4,5 milhões de litros de água, o AquaRio é considerado o maior aquário marinho da América do Sul, com 8 mil animais de 350 espécies e tanques grandiosos. Ao lado das crianças e de representantes do governo municipal, o prefeito percorreu todas as instalações do local.

“Isso aqui é um dos lugares mais bonitos do Porto Maravilha. Essas crianças tiveram uma semana violenta em Manguinhos, mas hoje estão vivendo um momento mágico no aquário, totalmente encantadas. Tenho certeza de que isso refletirá em uma qualidade de vida melhor”, disse o prefeito, que aproveitou a visita para conversar com os responsáveis pelo empreendimento e propor que este passeio também seja aberto aos alunos da rede municipal: “Quero trazer a este espaço grandioso as crianças das nossas escolas. Estamos falando de mais de 500 mil alunos da rede pública que precisam passar pelo aquário e ter esse contato com a natureza”, contou.

O diretor-presidente do AquaRio, Marcelo Szpilman, também ressaltou a importância de um espaço como este para o futuro das crianças. Segundo ele, é algo que pode definir suas decisões para a vida. “Independente de onde as crianças venham, o aquário foi idealizado por mim para ser focado em educação, pesquisa e conservação. Uma das coisas que mais me empolga é o poder de transformação que um equipamento deste tem sobre as crianças. Durante a visita, pode ser que alguma criança tenha um click de olhar e concluir que aquilo é o que elas desejam ser na vida. Um incentivo para que ela possa trilhar esse caminho”, declarou.

marcelo-crivella-prb-visita-aquario-foto2-hudson-pontes-11-01-17De acordo com uma das coordenadoras do Hortas Cariocas em Manguinhos, Luziana Pacheco, a escolha das crianças que visitaram o aquário teve como foco as que possuíam pais problemáticos ou dependentes químicos. “O objetivo era transformar o pensamento de cada uma delas a respeito da vida”, contou.

Moradora da comunidade do Mandela, no Complexo de Manguinhos, Juliana da Silva Vicente, de 11 anos, tomou conhecimento do AquaRio através de reportagens na internet. Agora, após visitar o espaço, gostaria de voltar o mais rápido possível ao local. “Foi muito bom poder ver os peixes de perto, especialmente os tubarões. Foi um passeio onde só aprendi coisas boas”, disse.

Amiga de Juliana, Milenny Abreu de Souza, também com 11 anos, disse na entrada do aquário que suas expectativas para a visita eram as melhores. Ao deixar o local, falou que foram “superadas”. “Nunca vi um lugar tão bonito. Fiquei impressionada”, contou.

A visita do prefeito ao AquaRio também foi acompanhada pelo secretário municipal de Conservação e Meio Ambiente, Rubens Teixeira, e pelo presidente da Kreimer Engenharia, construtora responsável pelo projeto.

O AquaRio fica na Praça Muhammad Ali, na Gamboa.

Texto: Flávia David / Ascom – prefeitura do Rio de Janeiro
Fotos: Hudson Pontes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend