Prefeito Marcelo Crivella comenta aprovação dos ajustes no IPTU

De acordo com o republicano “a cidade se uniu para tirar o Rio da crise”

Publicado em 6/9/2017 - 00:00

Prefeito Marcelo Crivella comenta aprovação dos ajustes no IPTU
Segundo ele, o imposto não era atualizado havia 20 anos e, nesse momento, é que se vê a capacidade de renúncia e de espírito público do político

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) falou, nesta quarta-feira (6), sobre a aprovação pela câmara municipal do projeto que atualiza a planilha do IPTU da cidade. Segundo ele, o imposto não era atualizado havia 20 anos e, nesse momento, é que se vê a capacidade de renúncia e de espírito público do político.

“Eu fiquei comovido que a cidade do Rio de Janeiro, através da sua representação política (Câmara de Vereadores), se uniu num momento difícil para tirar o Rio da crise. Isso é fundamental, recompor as nossas receitas, não precisarmos diminuir serviços de saúde, de educação, nossa parte assistencial. É isso que nesse momento tem que celebrar, não aumento de imposto”, disse Crivella.

O prefeito afirmou que a maioria das emendas foi acertada com o Executivo, mas não descartou a possibilidade de vetar alguma. Disse ainda que o projeto foi debatido durante seis meses com a sociedade, quando foram feitas análises de casos particulares num universo de 1,8 milhão de imóveis comerciais e residenciais.

“Não vimos nenhuma discrepância. Pode ser que haja algum aumento acima de 70% para quem não pagava nada. Quem pagava zero, por exemplo, e agora vai pagar R$ 100 é um aumento enorme, cem vezes mais. Agora, fora isso, eu diria que o que nós fizemos realmente foi incluir aqueles que não pagavam antes. Havia 1,1 milhão isenções , agora são apenas 600 e tantas mil isenções. Quase 400 mil já entraram para a contribuição, esse é o grande avanço da lei votada ontem”, falou Crivella.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Confira abaixo o vídeo gravado pelo prefeito Marcelo Crivella, comentando o assunto:

Nem sempre o melhor caminho é o mais fácil. Em algumas ocasiões, para atingir um bem maior é preciso sacrifício.Ontem, foi aprovado o reajuste do IPTU, que ainda está muito abaixo de cidades como Niterói e São Paulo, mas que precisava imediatamente de uma revisão.Imposto nunca é algo que gostamos, mas é com o dinheiro gerado pelos impostos que a cidade oferece serviços como saúde, educação, zeladoria e muitos outros.A crise em que o Brasil atravessa puxou a economia toda para baixo. O Governo do Estado também não passa por bons momentos e fomos obrigados a assumir serviços para não desassistir a população.A gestão anterior não previu a queda de receitas, e mesmo assim, aumentou as despesas.Todo esse cenário exigiu dos vereadores, que tem responsabilidade com a cidade, a votar pelo reajuste do IPTU.Fica aqui o meu agradecimento àqueles que não se renderam à velha política de fazer manobras eleitoreiras, e que colocam depois o município, o estado e o país em situação de dificuldade financeira.

Publicado por Marcelo Crivella em Quarta-feira, 6 de setembro de 2017

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend