Prefeito Érico Stevan destina recursos do carnaval para crianças com problema de visão

A ideia é garantir consultas oftalmológicas e a disponibilização de óculos para as as crianças que tiverem a necessidade da utilização

Publicado em 2/2/2019 - 00:00

Prefeito Érico Stevan destina recursos do carnaval para crianças com problema de visão
Iniciativa do prefeito Érico Stevan vai beneficiar cerca de 300 crianças da rede municipal de ensino

Guarantã do Norte (MT) – Pelo segundo ano consecutivo, o prefeito Érico Stevan Gonçalves (PRB) resolveu destinar os recursos do carnaval para a saúde. Neste ano, o destino da verba será o atendimento de crianças com problema de visão, sendo que a meta da administração é atender cerca de 300 crianças da rede municipal de ensino. A ideia é garantir consultas oftalmológicas e a disponibilização de óculos para as as crianças que tiverem a necessidade da utilização.

Guarantã do Norte destina recursos do carnaval para crianças com problema de visão

“Ano passado eu tomei essa decisão de destinar os recursos do carnaval para atender aos idosos que aguardavam há anos por uma cirurgia de catarata, e graças a nossa decisão conseguimos atender cerca de 200 pessoas”, comentou o gestor do PRB.

Em 2019, segundo o republicano, o objetivo é atender nossas crianças que foram identificadas com problemas na visão. Para isso, serão contratados profissionais para avaliar cada uma delas. “As que tiverem necessidade da utilização de óculos serão atendidas conforme o grau e a necessidade de cada uma. Nós estamos preparados para atender até 300 crianças nesse momento”, explicou Érico Stevan.

Saúde ocular das crianças

A administração municipal por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação lançou nas escolas o Programa Visão do Futuro. Uma triagem foi realizada em todos os alunos da rede municipal e ao final foi identificado mais de 260 crianças com deficiência visual.

Carnaval de 2018

Ano passado, os recursos da festa foram destinados para atender os pacientes idosos que aguardavam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) por uma cirurgia de catarata ou pterígio. No mês de março, 200 pessoas foram atendidas em consultas oftalmológicas pelo Hospital da visão de Cuiabá (MT).

Após esse primeiro atendimento foi identificado que cerca de 130 pessoas deveriam passar por cirurgias de catarata ou pterígio. No mês de junho, no Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário, 120 pessoas foram atendidas com cirurgias de cataratas. Cerca de dez pessoas foram encaminhadas à Cuiabá para realizarem as cirurgias de pterígio.

Texto: Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – Prefeitura de Guarantã do Norte

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend