Prefeito Eduardo Rabelo intensifica ações para proteger nascentes em Francisco Dumont

Prefeitura está envolvendo a população em cursos sobre a proteção e recuperação de nascentes, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)

Publicado em 4/12/2017 - 00:00

Prefeito Eduardo Rabelo intensifica ações para proteger nascentes em Francisco Dumont
Segundo o prefeito Eduardo Rabelo (PRB), o principal objetivo é analisar a situação e trabalhar para proteger as áreas que abastecem mais de 5 mil pessoas no município

Francisco Dumont (MG) – No Norte de Minas, a Prefeitura de Francisco Dumont, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), está envolvendo a população em cursos sobre a proteção e recuperação de nascentes. A primeira nascente recuperada foi a Roda D’água.

Segundo o prefeito Eduardo Rabelo (PRB), o principal objetivo é analisar a situação e trabalhar para proteger as áreas que abastecem mais de 5 mil pessoas no município. “Queremos evitar os desgastes e a seca na Serra do Cabral, principal afluente dos rios Jequitaí e Riachão”, explicou.

Por meio de Projeto de Lei 016/2017, que tramita na câmara municipal, a prefeitura pretende estabelecer uma proteção mínima de 500 metros das nascentes, principalmente referente ao plantio de eucaliptos. “A cada ano, perdemos uma área da nascente. Queremos que esse processo tenha um novo rumo de preservação”, enfatiza Eduardo Rabelo.

Outra ação está programada para o início de 2018, para desenvolver o projeto Plantando o futuro – Semeando Florestas Colhendo Águas. O objetivo é o plantio de 70 a 120 mil mudas. Segundo Rabelo, “a ação é pioneira no município, onde pessoas de várias idades dinamizam as atividades de preservação ambiental”.

Texto: Lélia Queiroz / Ascom – PRB Minas Gerais

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend