Prefeito de Parnamirim recebe Cônsul Geral dos EUA

Na oportunidade, Rosano Taveira (PRB) apresentou o projeto do Centro Cultural Trampolim da Vitória

Publicado em 10/5/2019 - 00:00

Prefeito de Parnamirim recebe Cônsul Geral dos EUA
Na oportunidade, Rosano Taveira (PRB) apresentou o projeto do Centro Cultural Trampolim da Vitória

Parnamirim (RN) – O prefeito Rosano Taveira (PRB) acompanhado de seu secretariado e demais autoridades recebeu na manhã desta quinta-feira (9), em seu gabinete, a visita do Cônsul Geral dos Estados Unidos no Recife, John Barret e do Cônsul de Diplomacia Pública de Educação, Cultura e Imprensa, Daniel Stwart.

No encontro, o republicano apresentou à comitiva, o projeto do Centro Cultural Trampolim da Vitória, espaço multicultural que vai unir atrações históricas, culturais e de entretenimento, potencializando o turismo e difundindo a história de Parnamirim, nas dependências da Ala 10, unidade da Base Aérea Brasileira, sediada em Parnamirim.

O Cônsul geral elogiou a iniciativa da prefeitura em desenvolver o projeto. “Essa história compartilhada entre os dois países é um elemento que vale a pena preservar, comemorar e lembrar. Para nós, é uma honra ver como as pessoas daqui estão respeitando essa história”, disse.

Para o prefeito Rosano Taveira, a visita da comitiva americana é mais um passo importante para o desenvolvimento do projeto “Estamos propondo uma união de esforços para o resgate de um espaço que além de alavancar o turismo em Parnamirim, fomentará o desenvolvimento em nossa cidade”, destacou.

Durante a visita, a comitiva foi recepcionada pela Banda de Música Trampolim da Vitória, entoando a canção “In The Mood”, da era big-band, popularizada por Glenn Miller. No hall principal do Centro Administrativo, os cônsules puderam conferir também uma exposição com parte do acervo que será mostrado no projeto.

Em seguida, todos foram direcionados para o auditório Clênio José dos Santos, onde o secretário de Planejamento, Finanças, Turismo e Planejamento Econômico, Giovani Júnior fez uma apresentação detalhada do projeto.

Projeto

Na ocasião, o secretário explicou que o Centro Cultural vai utilizar as instalações do antigo Aeroporto Augusto Severo, mais precisamente, a área do terminal de embarque e desembarque de passageiros, além de outras edificações sediadas na Ala 10.

Na área em que funcionava o antigo terminal de passageiros funcionará um pavilhão de exposições, com mostras temáticas e exposições de aviões utilizados na época da 2ª Guerra Mundial.

Outro espaço utilizado será o Campo da Aeropostale/Air France, que teve suas origens no ano de 1927, quando aqui chegou Paul Vachet, a fim de instalar um aeródromo para a empresa francesa de aviação, dando início assim a história de Parnamirim.

Além deste espaço, será utilizado ainda a Estação da Lati, fundada em 1939 quando a Linee Aeree Transcontinentali Italiani (Linhas Aéreas Transcontinentais Italianas) construiu seu primeiro Hangar para ligação aérea das Américas com a Europa, em substituição aos alemães, envolvidos na 2ª Guerra Mundial.

Serão utilizados ainda três edificações da Base Oeste da Ala 10, construídas originalmente pela aeronáutica, a partir de 1942, com a criação da Base Aérea de Natal.

“Parnamirim terá seu capítulo contado, dentro dessa história, através do resgate de espaços considerados ícones, que são os prédios onde funcionavam o teatro, o hospital e o comando geral, no período da segunda guerra”, explicou Giovane Júnior.

Parceiros

O projeto conta com a parceria do Sebrae/RN, que há mais de 3 anos desenvolve a ideia daquilo que virá a ser um circuito histórico e cultural com a utilização de diferentes equipamentos e espaços, em Natal e em Parnamirim, diretamente ligados com esse período.

Para João Hélio, diretor técnico do Sebrae/RN, a iniciativa do município é muito importante não só para a economia como geradora de emprego e renda, mas também porque coincide com a iniciativa do próprio Sebrae, que tem desenvolvido um projeto para o fomento do turismo focado não somente no nicho sol e mar, mas também no resgate da história, que foi a participação do território potiguar durante a 2ª Guerra Mundial.

Jaime Mariz, diretor executivo da Fecomércio, outro parceiro, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico no município.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Parnamirim

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend