Prefeito de Caxias do Sul declara situação de emergência por causa de temporal

De acordo com o levantamento prévio da prefeitura, cerca de 230 casas foram danificadas no município

Publicado em 10/6/2017 - 00:00

Prefeito de Caxias do Sul declara situação de emergência por causa de temporal
Prefeito Daniel Guerra esteve no distrito de Vila Oliva, região mais atingida pelo temporal

Caxias do Sul (RS) – O prefeito Daniel Guerra (PRB) declarou situação de emergência em Caxias do Sul por causa do temporal que atingiu a cidade na madrugada de quinta-feira (8). De acordo com o levantamento prévio da prefeitura, cerca de 230 casas foram danificadas no município. Dessas, em torno de 180 estão localizadas no distrito de Vila Oliva, região mais atingida da cidade. Aproximadamente 100 residências ficaram completamente destruídas no distrito caxiense, o qual recebeu a visita do chefe do Executivo.

“Pelo que levantamos até agora, torna-se inevitável o decreto de situação de emergência. Muitas famílias foram prejudicadas e ficaram sem lar. Os prejuízos maiores se concentram em Vila Oliva, mas também registramos estragos na zona urbana da cidade. Enquanto poder público, é nossa obrigação ajudar os moradores, neste momento difícil”, ressaltou o prefeito.

Diante da situação de emergência, a prefeitura já está elaborando um levantamento técnico com dados e documentos comprobatórios dos prejuízos. Esse relatório sustentará o decreto, que será encaminhado ao governo do estado para homologação.

Vila Oliva

As equipes da subprefeitura de Vila Oliva e das secretarias de Obras e Serviços Públicos, Habitação, Segurança Pública e Proteção Social estão desde a madrugada trabalhando no distrito. A força-tarefa também conta com funcionários da Fundação de Assistência Social (FAS), Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e servidores da Fiscalização de Trânsito e da Guarda Municipal. Brigada Militar e Corpo de Bombeiros também intensificaram os trabalhos no local desde cedo.

Uma mulher morreu por causa do temporal e outras cinco pessoas ficaram feridas no distrito. 450 pessoas estão desabrigadas. As famílias serão acomodadas no Salão Paroquial de Vila Oliva. Lá, também estão sendo servidas as refeições, organizadas por voluntários. A localidade está sem luz. Técnicos da RGE trabalham para retomar o abastecimento, mas ainda não há previsão de retorno. Os moradores também contam com um caminhão-pipa de água do Samae, que está localizado no Salão Paroquial.

No local, as equipes da FAS fazem um levantamento com os moradores para estimar as perdas e solicitar as doações. São dois pontos de arrecadação do Município: um na Prefeitura de Caxias do Sul e outro ponto no ginásio em frente à Escola Erny de Zorzi, em Vila Oliva. Os itens mais necessários são: colchões, cobertores, roupas, cestas básicas, toalhas e itens de higiene, como sabonete e pasta de dente.

Área urbana

A Secretaria do Meio Ambiente (Semma) realizou mais de 40 atendimentos nesta quinta-feira (8). A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Smosp) recebeu mais de 20 chamados para atender alagamentos e queda de barreiras, de árvores e de fios de alta tensão, em diversos bairros, como Cruzeiro, Mattioda, Planalto, Desvio Rizzo, Vila Maestra e Santa Fé. Segundo o titular da pasta, Leandro Pavan, o prejuízo só não foi maior na área urbana devido ao trabalho de prevenção que a Smosp está implementando. “Estamos fazendo diversas ações: aumento de tubulação, manutenção e construção de redes de drenagem e desentupimento de bocas de lobo”, reforçou o secretário.

Texto: Ascom – prefeitura de Caxias do Sul
Fotos: Petter Campagna Kunrath

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend