Prefeito Daniel Guerra inaugura Farmácia Territorial do Esplanada

Serviço fica junto à UBS e atenderá toda a população da região do bairro Esplanada, em Caxias do Sul (RS)

Publicado em 16/7/2019 - 00:00 Atualizado em 1/7/2020 - 16:17

Caxias do Sul (RS) – O prefeito Daniel Guerra (PRB), acompanhado do secretário da Saúde, Júlio Freitas, e de outros servidores municipais, visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Esplanada na tarde de segunda-feira (15). O objetivo foi conferir o funcionamento da Farmácia Territorial do Esplanada, inaugurada junto à unidade.

Todas as UBS’s contam com farmácia e oferecem os remédios de uso mais comum. A Farmácia Territorial passará a fornecer outra classe de medicamentos, de utilização mais controlada, que antes podiam ser retirados apenas na Farmácia Básica, como antidepressivos, anticonvulsivos, alguns antibióticos, entre outros.

A descentralização da Farmácia Básica, a partir desta segunda, beneficia a população daquela região, facilitando o acesso a esses medicamentos. Além dos usuários da UBS Esplanada, também poderão utilizar o serviço aqueles vinculados às unidades Alvorada, São Caetano e Salgado Filho. O território contabiliza cerca de 45 mil habitantes.

Na oportunidade, o prefeito destacou o empenho de toda a equipe para que a novidade fosse colocada em pleno funcionamento. “Esse é mais um serviço inédito levado para a comunidade. Com essa filial da Farmácia Básica, os moradores da região não precisarão mais se deslocar até o centro para retirarem seus medicamentos. Ele têm agora uma segunda opção, mais perto de casa”, afirmou Daniel Guerra.

Júlio Freitas explicou o motivo da UBS Esplanada ter sido contemplada. “O Esplanada foi escolhido por ser o maior território de saúde, que engloba quatro UBS’s. Este é um projeto-piloto. Vamos avaliar os resultados e, posteriormente, a ideia é descentralizar o serviço para outras regiões”, concluiu.

Moradores aprovam a iniciativa

Neli Motta de Souza, 75 anos, moradora do bairro, comemorou a mudança. “Eu gostei muito. Moro na rua de baixo e agora não preciso mais me deslocar até o centro para retirar meus medicamentos”, destacou.

“É muito boa para a comunidade essa mudança. Os moradores daqui não precisam maisir até o centro e ficar na fila para pegarem os remédios. Eu mesma já retirei os meus hoje”, adiantou Taís Pedrozo, 18 anos, também moradora do Esplanada.

Os medicamentos de uso controlado podem ser retirados na Farmácia Territorial do Esplanada das 8h às 12h e das 13h às 18h. Para distribuição dos demais remédios, o horário de funcionamento permanece o mesmo, das 8h às 20h.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul
Fotos: Adriano Chaves

Reportar Erro
Send this to a friend