Prefeito Daniel Guerra empossa novo secretário de Segurança Pública e Proteção Social

Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, Ederson de Albuquerque Cunha tomou posse na última quinta-feira (13)

Publicado em 15/12/2018 - 00:00

Prefeito Daniel Guerra empossa novo secretário de Segurança Pública e Proteção Social
Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, Ederson de Albuquerque Cunha tomou posse na última quinta-feira (13)

Caxias do Sul (RS) – O prefeito Daniel Guerra (PRB) empossou, na tarde de quinta-feira (13), o novo secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social. Quem assume é o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, Ederson de Albuquerque Cunha, 55 anos. Ele substitui o tenente-coronel da Brigada Militar, Clovis Juvenal Pacheco.

Ederson de Albuquerque Cunha tem 30 anos de carreira militar, 20 somente em Caxias. É formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), além de ser bacharel em Ciências Militares pela Academia de Polícia Militar e pós-graduado em Prevenção Contra Sinistros. Também participou de diversas capacitações, entre elas de Patrulha Maria da Penha, especialização em Bombeiro para Oficiais, estágio de Adaptação de Bombeiros para Aeródromos pela Aeronáutica, Polícia Judiciária Militar, Administração Policial Militar, entre outros.

De agosto de 2017 a junho de 2018 foi responsável pelo 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM). O tenente-coronel estava atuando na capital como chefe de gabinete do Comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. A transferência de Cunha para a reserva remunerada foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (13). “É com muita honra e muito orgulho que aceitei esse desafio. Estou pronto para trabalhar pela segurança da nossa população agora na prefeitura. Vamos fazer os caxienses se sentirem cada vez mais protegidos”, disse o novo secretário.

Prestigiaram a posse o comandante do 5º BBM, tenente-coronel Julimar Fortes Pinheiro; representante da Delegacia Regional da Polícia Civil, Marcelo Grole; e o representante do 3º GAAAe, capitão Corrêa.

“O tenente-coronel Cunha tem a experiência necessária para que o nosso projeto de governo para Caxias do Sul continue se concretizando. Ele tem o perfil agregador, de colaboração e integração. Com certeza não vai medir esforços para realizar as missões necessárias na área da segurança pública e proteção social. Muito bem-vindo à equipe!”, enfatizou Daniel Guerra.

Clovis Juvenal Pacheco estava na prefeitura desde dezembro de 2017 e comandou importantes conquistas à frente da SMSPPS, entre elas a maior compra de armas da história da Guarda Municipal (GM) em termos de quantidade em uma única vez. Foram adquiridas 51 pistolas Taurus calibre 380, semiautomáticas, e 60 coletes padrão Standard III-A, nível máximo que o Exército Brasileiro libera para forças de segurança como a GM.

Ainda durante a cerimônia de posse, o prefeito Daniel Guerra oficializou Júlio César Freitas da Rosa como titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Ele comandava a pasta interinamente desde outubro desse ano. Em seu lugar, na Chefia de Gabinete, assume de forma interina Patrícia Haubert, que ocupava o cargo de diretora executiva do gabinete do prefeito. Luiz Eduardo da Silva Caetano deixa a Secretaria de Governo Municipal (SGM) para atuar com o líder de governo, na Câmara de Vereadores. Em seu lugar assume interinamente o coordenador de governo, Daniel Bianchi.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend