Prefeito Daniel Guerra celebra aniversário de um ano da UPA 24H

Republicano visitou o espaço para conferir o atendimento prestado à população e parabenizar a equipe de trabalho

Publicado em 21/9/2018 - 00:00

Prefeito Daniel Guerra celebra aniversário de um ano da UPA 24H
Republicano visitou o espaço para conferir o atendimento prestado à população e parabenizar a equipe de trabalho

Caxias do Sul (RS) – O prefeito Daniel Guerra (PRB) celebrou o aniversário de um ano da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24H) com os usuários e trabalhadores do serviço. Na última quarta-feira (19), o republicano visitou o espaço para conferir o atendimento prestado à população e parabenizar a equipe de trabalho. O chefe do Executivo, acompanhado do secretário municipal da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Júnior, chegou às UPA 24H às 14h15 e foi recebido por representantes do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), que administra o local por meio de gestão compartilhada com o Município. Por cerca de 40 minutos, Daniel Guerra conversou com os usuários que aguardavam atendimento.

Ele ouviu da comunidade relatos de aprovação do serviço. Geraldo Canali, 70 anos, morador do bairro Cruzeiro, conta que já utilizou a UPA duas vezes. “Venho hoje pela segunda vez e novamente estou sendo bem tratado. Na primeira vez, saí com o problema resolvido, hoje deve ser igual”, disse. Jessé Josias Souza, 29 anos, é morador do Parque Oásis e destacou a agilidade do serviço. “Sempre que precisei da UPA, o atendimento foi rápido, melhor do que quando eu tinha plano privado de saúde e precisava ir ao plantão. A consulta é bem resolutiva. Da última vez, já fiz exame de raio x aqui mesmo e saí medicado”, afirmou.

Prefeito Daniel Guerra celebra aniversário de um ano da UPA 24H

O prefeito também passou pelos setores de atendimento interno. Conversou com pacientes e profissionais nas salas de aplicação de medicamentos e observação, na farmácia e

demais dependências da unidade. “O que vimos hoje supera a expectativa que tínhamos no momento da inauguração da UPA, há um ano. O serviço funciona a pleno, em tempo integral, sem nunca ter registrado falta de profissionais nos plantões. Chega a cerca de 300 atendimentos diários, com mais de 80% dos usuários satisfeitos. Tudo isso confirma a decisão acertada que tomamos ao implementar a gestão compartilhada para viabilizar a abertura deste serviço”, avaliou Daniel Guerra.

Às 15h20, um ato de comemoração foi realizado no estacionamento localizado nos fundos da UPA 24H, com a participação de secretários municipais, servidores da Saúde e profissionais da unidade. O superintendente do IGH, Paulo Bittencourt, disse que a UPA de Caxias do Sul orgulha o instituto. “Atuamos em cinco estados brasileiros, com cerca de 40 contratos. Posso garantir que a UPA daqui está entre as melhores do país”, afirmou.

Comprometido com a qualificação contínua da saúde pública, Daniel Guerra pediu empenho da equipe de servidores e profissionais do IGH para melhorar ainda mais a assistência prestada à população. “Desejo que possamos comemorar, no próximo ano, um índice ainda mais alto de satisfação dos pacientes aqui atendidos”, concluiu.

Unidade atendeu cerca de 80 mil pacientes desde a inauguração

Quase 80 mil atendimentos e 82% dos usuários satisfeitos. Este é o resultado do primeiro ano de funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24H). O serviço foi inaugurado pelo prefeito Daniel Guerra em 20 de setembro de 2017, três anos após a conclusão das obras. Foi colocado em funcionamento por meio de contrato de gestão compartilhada entre a prefeitura e o Instituto de Gestão e Humanização (IGH). No primeiro mês, a UPA assistiu 190 pacientes por dia. Ao longo dos meses seguintes, a população foi conhecendo melhor o serviço e, um ano depois, a média diária de usuários subiu para cerca de 300. Desde a abertura, o índice de pacientes que classificam a UPA 24H como excelente é superior a 80%.

Prefeito Daniel Guerra celebra aniversário de um ano da UPA 24H

O secretário municipal da Saúde (SMS), Geraldo da Rocha Freitas Júnior, afirmou que a unidade é um referencial para a construção de um Sistema Único de Saúde (SUS) que dá certo. “Os números e, principalmente, a opinião daqueles que utilizam o serviço atestam que o modelo de gestão compartilhada implementado é o caminho para se construir uma saúde pública de qualidade, com profissionalismo, dedicação e humanização”, declarou.

A abertura da UPA 24H também contribuiu para reduzir a demanda do Pronto Atendimento 24 Horas (PA 24H). “Em funcionamento há 20 anos, o PA 24H já atuava no limite de sua capacidade. Com a UPA 24H em pleno funcionamento, o número de atendimentos caiu de 420 para 344 por dia, uma redução de quase 20%”, comparou o secretário.

Além disso, a nova unidade ajudou a absorver o crescente número de usuários que passaram a utilizar o SUS, devido à crise financeira do país. “Em um ano, a UPA 24H já opera com sua capacidade quase total, sinal de que era fundamental a oferta de um novo serviço de urgência e emergência à população, afirmou Geraldo. Para facilitar o acesso de moradores que vivem distante da Zona Norte, a prefeitura implantou ainda uma linha de ônibus que sai de hora em hora do Postão em direção à UPA, com integração tarifária.

Na terça-feira (18), o prefeito Daniel Guerra assinou a renovação do contrato de gestão compartilhada da UPA 24H com o IGH. O acordo prevê a manutenção dos valores estabelecidos originalmente para a prestação do serviço, com repasse mensal da prefeitura ao IGH na ordem de R$ 1,8 milhão. A renovação é válida por um ano.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend