Prefeito Daniel Guerra autoriza início de obra na Escola Infantil Crescer e Aprender

Com reforma geral, unidade localizada no bairro Santa Lúcia Cohab passará a atender mais de 130 crianças de 0 a 5 anos

Publicado em 26/2/2019 - 00:00 Atualizado em 14/7/2020 - 15:05

Caxias do Sul (RS) – O prefeito Daniel Guerra (PRB) assinou nesta segunda-feira (25) a ordem de início de uma obra na Escola de Educação Infantil Crescer e Aprender, no bairro Santa Lúcia Cohab. A reforma geral prevê melhorias na parte estrutural, elétrica e hidráulica. Atualmente, a escola de gestão compartilhada atende as crianças em dois prédios alugados no bairro Cinquentenário.

A obra custará R$ 826.333,35 ao município, com previsão de entrega para o final deste ano e início do atendimento para o ano letivo de 2020. Após a reforma, a escola oferecerá sete salas de aula, banheiros, cozinha e refeitório. A estruturá terá capacidade para abrigar 96 estudantes em turno integral ou até 130 crianças em turno parcial e integral.

Após a constatação de problemas estruturais, a escola foi fechada em 2014, com defeitos principalmente no telhado e na parte elétrica. No ano seguinte, a empresa vencedora da licitação deu início a uma reforma. Porém, a empreiteira abandonou a obra em 2016, resultando em rescisão de contrato com o município. Com a nova gestão, em 2017, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) deu sequência à penalização da empresa. Com a conclusão dos procedimentos, foi possível elaborar e licitar um novo projeto. O contrato com a vencedora foi finalizado na última sexta-feira (22).

Atualmente, a Crescer a Aprender I atende 56 estudantes de zero a três anos em turno integral, enquanto a Crescer e Aprender II atende 29 estudantes de quatro anos em turno integral e 34 de cinco anos em turno integral e parcial. Para o chefe do Executivo, além de resolver um problema importante, a obra ajuda a solucionar o deficit de vagas na Educação Infantil. “É a prova de que o nosso compromisso é com a educação. Além da construção de novas escolas, buscamos resolver situações da comunidade que foram abandonadas”, disse Daniel Guerra.

De acordo com a secretária municipal da Educação, Marina Matiello, após a entrega da obra, a Smed deve avaliar as atividades nos prédios no Cinquentenário de acordo com a demanda na região. “Além de trazer os estudantes que hoje estão na Crescer e Aprender I e II para cá, temos a ideia de ampliar as vagas nesses prédios locados para outras crianças”, afirma.

Além do prefeito e da secretária da Educação, estavam presentes no ato de assinatura o chefe de Gabinete, Chico Guerra (PRB), o titular da Coordenadoria de Relações Comunitárias, Claudir Bittencourt, o engenheiro civil Rodrigo Montemezzo e o engenheiro elétrico Vinícius D’Agostini, além da diretora pedagógica da Smed Flávia Mores e da gerente pedagógica Magali Rossi.

Texto: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul
Edição: Agência PRB Nacional
Fotos: Renata Zanatta

Reportar Erro
Send this to a friend