Prefeita Ana Karin representa Cruzeiro (SP) em homenagem

Na oportunidade, a republicana recebeu em nome do município o “Colar Carlos de Souza Nazareth”

Publicado em 8/7/2016 - 00:00

Prefeita Ana Karin representa Cruzeiro (SP) em homenagem
Republicana recebeu em nome do município o “Colar Carlos de Souza Nazareth”

 

São Paulo (SP) – Em comemoração ao 84ª aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932, a Associação Comercial de São Paulo e o Instituto de Engenharia de São Paulo realizaram solenidade na última segunda-feira (4). Na oportunidade a prefeita de Cruzeiro Ana Karin (PRB-SP) recebeu em nome do município o “Colar Carlos de Souza Nazareth”, outorgado pelas entidades em homenagem a importância histórica da cidade durante da Revolução de 32.

Na oportunidade Ana Karin foi lembrada pelas autoridades, justamente pelo empenho para manter viva a história e cultura de Cruzeiro ao longo dos últimos oito anos em que esteve a frente da prefeitura da cidade. “A nossa Cruzeiro recebe essa homenagem por sido parte integral do Movimento Constitucionalista. Foi em nosso território que os soldados paulistas defenderam o ideal republicano, travando batalhas pela defesa da promulgação de uma nova constituição, entre elas, destaca-se a batalha no Túnel da Mantiqueira, na divisa com Passa Quatro (MG), palco de uma das mais sangrentas batalhas travadas entre os pracinhas paulistas e as tropas de Getúlio Vargas, com mais de 150 mortos”, disse a republicana.

Durante seu discurso, aplaudido por todos os presentes, Ana Karin destacou também que foi em Cruzeiro que ocorreu a assinatura do armistício em 02 de Outubro de 1932 na Escola Arnolfo Azevedo (na época transformada em quartel-general das tropas paulistas). “Esse termo de cessação da Revolução pôs fim aos conflitos. Os paulistas podem se considerar vitoriosos, pois, em 03 de maio de 1933 foram realizadas eleições para a Assembleia Nacional Constituinte. Foi também a primeira vez que as mulheres puderam votaram no Brasil para as eleições nacionais”, finalizou.

Saiba mais

Carlos de Souza Nazareth, importante figura do Movimento, propiciou, pela sua eficiência, um excelente sistema de suprimentos e apoio logístico ao Exército Constitucionalista, permitindo aos paulistas resistirem durante três meses contra as forças federalistas. O Colar, escolhido pela Associação Comercial como símbolo, é uma honraria destinada a homenagear pessoas físicas e jurídicas que se destacaram pela prática de ações em prol do bem comum, inspiradas no civismo e no aperfeiçoamento da sociedade.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Cruzeiro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend