Prefeita Ana Karin recebe das mãos do governador Alckmin relatório sobre famílias do Batedor

Moradores que deverão ser retirados da área, serão inscritos nos programas habitacionais oferecidos pelo Governo Federal

Publicado em 14/4/2016 - 00:00

Prefeita Ana Karin recebe das mãos do governador Alckmin relatório sobre famílias do Batedor
Moradores que deverão ser retirados da área, serão inscritos nos programas habitacionais oferecidos pelo Governo Federal por determinação de Ana Karin

Cruzeiro (SP) – A prefeita Ana Karin (PRB-SP), acompanhada da secretária municipal de Desenvolvimento Social Claudia Silva, recebeu das mãos do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o relatório final referente aos 102 cadastros técnicos com vistas à elaboração de diagnósticos da aptidão dos ocupantes da fazenda Batedor de Cruzeiro-SP, desenvolvido pelo Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP). A cerimônia, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, nesta terça-feira (12), contou com a presença do ex-secretário Nacional do Futebol, Rogerio Hamam, além de deputados e secretários de Estado.

O documento será encaminhado à justiça para que as medidas sejam tomadas pela municipalidade, de acordo com a decisão do juiz responsável pelo caso. A prefeitura esclarece que toda decisão referente à retirada de algumas famílias da região do Batedor, devido o local ser considerado uma Aérea de Preservação Permanente (APP), vem da Justiça, cabendo ao Executivo a execução das normas.

Mas apesar disso, a prefeita Ana Karin tem buscado ao longo dos últimos anos, uma solução para não só atender as determinações judiciais e ambientais, mas também os moradores que residem no bairro. Entre as medidas determinadas pela chefe do Executivo, está a inclusão automática de todas as famílias que deverão ser retiradas da área nos programas habitacionais oferecidos pelo Governo Federal, como o Programa Minha Casa Minha Vida.

De acordo com a secretária Claudia Silva, todos os moradores já foram contemplados com a inscrição no projeto que será construído no Parque Primavera, cabendo aos moradores a decisão de aceitar ou não esse auxílio oferecido pela municipalidade. “Nós temos que cumprir as decisões judiciais, principalmente referentes à preservação do meio ambiente, mas, ao mesmo tempo, temos que oferecer aos nossos munícipes qualidade e opções para que eles possam mudar”.

Uma das primeiras cidades do Estado a assinar convênios com o Governo Federal para implantação do programa Minha Casa Minha Vida, Cruzeiro vem, desde 2009, se destacando em toda região como uma das cidades que mais combate o déficit habitacional.

Diante dessa situação, o Governo Municipal, por determinação da prefeita Ana Karin, não tem medido esforços para garantir, dessa maneira, uma solução para algumas famílias que possivelmente serão retiradas do Batedor por determinação da justiça.

Desde 2010, a prefeitura tem cumprindo rigorosamente todas as medidas determinadas pelo TAC (Termo de Ajuste de Conduta) e, durante essa semana, com a entrega desse relatório, mais um passo foi dado.

Agora o Executivo espera a decisão judicial, mas sempre buscando alternativas e analisando, caso a caso, a situação de todas as famílias.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Cruzeiro (SP)

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend