PRB lança pré-candidatos em Porto Alegre e empossa movimentos setoriais

Em vídeo, o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, saudou a militância de Porto Alegre.

Publicado em 18/11/2015 - 00:00

O PRB de Porto Alegre trabalha para fortalecer o partido na capital gaúcha. A meta é triplicar a bancada de vereadores.

 

Porto Alegre (RS) – O encontro do PRB na capital gaúcha, realizado no último sábado (14), teve clima de arrancada para a campanha eleitoral. O evento na Câmara Municipal lançou pré-candidaturas e marcou a posse de dez coordenadorias municipais, que hoje representam os braços sociais do partido: PRB Mulher; Juventude; Desenvolvimento Sustentável; Trabalho; Segurança Humana e Desenvolvimento Social; Cultura; Alimentação e Agricultura; Igualdade Racial; Idoso e Esporte.

“Nossos movimentos setoriais não foram criados para ficar no papel. Queremos o PRB nos quatro cantos da capital gaúcha para trabalhar em políticas públicas, fortalecendo o elo do nosso partido com a comunidade”, conclamou o vereador José Freitas, presidente do PRB de Porto Alegre.

prb-porto-alegre-2016-rs-foto2-ascom-17-11-2015Freitas apresentou os pré-candidatos para a corrida eleitoral do ano que vem e comemorou a filiação do aposentado José Ary Brenol de Andrade. O técnico em contabilidade que trabalhou como corretor de imóveis foi ex-presidente do Esporte Clube Cruzeiro e também fundador do Centro de Educação Infantil Vovó Olmira. Aos 84 anos, Brenol garantiu que está preparado para a política. “Eu me apresento ao partido como um soldado, pois me sinto em forma para trabalhar de corpo e alma com vocês. É preciso viver para alegrar e para dar o exemplo, e assim deve ser a conduta de um homem público”, declarou entre aplausos.

Em vídeo, o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, saudou a militância de Porto Alegre e deixou uma mensagem especial aos integrantes das coordenadorias. “Cumpram com amor a sua missão. Nosso povo precisa de pessoas de bem, e nós do PRB temos na política a maior ferramenta de transformação social”, disse.

O representante da comunidade surda Cristian Strack apresentou o pré-candidato a vereador de Porto Alegre, Diego Silva, também surdo. “Convidei o Diego porque é preciso levar a luta da comunidade surda e das pessoas com deficiência para os parlamentos. Temos capacidade, conhecimento e vontade de fazer por todas as pessoas”, falou em Língua Brasileira de Sinais (Libras) o professor. A expressiva participação de surdos nos encontros do PRB tem exigido do partido a presença de intérpretes de Libras nos locais dos eventos.

“Sejam bem-vindos, sintam-se acolhidos mas também tenham a consciência de que têm a partir de agora um grande desafio. Acompanhar os problemas da população, elaborar projetos, planejar ações em diversos campos é fazer a política do bem à qual o PRB se propõe”, lembrou o deputado federal Carlos Gomes, presidente do PRB gaúcho.

O coordenador estadual do PRB Idoso, André Canal, oficializou a posse de Fábio Zanatta na coordenadoria municipal. “Quando falamos em políticas para diversos segmentos da população, não podemos esquecer que a questão do idoso é o guarda-chuva de todos eles, pois todo o ser humano naturalmente chegará a essa condição, o que exige dos agentes públicos um olhar especial para o idoso”, observou Canal.

“Vamos fazer em maior alcance o que já temos feito: trabalhar. Nossa trajetória é, em essência, de trabalho e esse braço social é capaz de alcançar muita gente, levando dignidade ao cidadão, qualificando profissionais e preparando as pessoas para o mundo”, asseverou Liciane Fialho, que assumiu a coordenadoria municipal do PRB Trabalhador, em ato realizado pelo coordenador estadual José Peres.

A advogada Carla Belmonte foi empossada pela coordenadora estadual do PRB Mulher, Maricê Dal Forno. “Somos mães, esposas, trabalhadoras e temos mostrado nosso valor e capacidade. Nós somos mulheres nota 10, conhecemos como ninguém a realidade do nosso país e somos capazes de mudá-la”, sustentou Carla, a nova representante do PRB Mulher porto-alegrense.

O vereador de Viamão, Xandão Gomes (PRB-RS) empossou Osvaldo Lucas na coordenadoria do PRB Igualdade Racial, movimento coordenado por ele em nível estadual. “Ser republicano é respeitar o ser humano e respeitar a vida. É lutar diariamente para promover uma realidade sem segregação, em que todas as etnias sejam respeitadas e tenham as mesmas oportunidades de crescer, conviver, trabalhar, aprender e ser feliz”, aduziu.

Ao dar posse a Régis Moreira Prestes na coordenadoria municipal do PRB Segurança Humana e Desenvolvimento Social, o republicano Roque Bakof falou do posicionamento do partido na questão da acessibilidade e inclusão, ressaltando o reconhecimento da sociedade pela existência de lideranças com deficiência na legenda. “Somos integrantes de uma mesma orquestra, precisamos chegar a um nível de entendimento de que somos todos iguais. Promover a inclusão não é fazer favor; é construir por nós, que fazemos parte do mesmo todo, permitindo a evolução da sociedade.  E buscar esse ponto ideal é a missão da nossa coordenadoria”, disse.

A coordenadora estadual Rosi Oliveira destacou as particularidades do PRB Cultura do Rio Grande do Sul com relação às outras unidades da federação. “A cultura gaúcha é peculiar e o PRB está atento à noção de que um povo sem cultura é um povo oprimido, sem identidade, carente de valores e de felicidade também”. Ao dar posse a Igor Vinícius Marques, Rosi já apresentou agenda de encontros a serem realizados pelo movimento setorial para planejar ações.

Também foram empossados Neiva Gonçalves da Silva como coordenadora do PRB Alimentação e Agricultura e Derli Santos de Oliveira na coordenação municipal do PRB Esporte. A coordenadora estadual do PRB Desenvolvimento Sustentável, Núbia Mendes, oficializou a posse do Professor Carlos Alberto na coordenadoria municipal do movimento, enquanto Artur Grin deu posse a Leandro Barbosa da Silva no PRB Juventude do município.

No Poder Legislativo de Porto Alegre, o PRB conta com a representação dos vereadores Waldir Canal e Séfora Gomes Mota. Além deles, o vereador José Freitas está à frente da Secretaria de Segurança do município. O deputado Sergio Peres é o representante na Assembleia Legislativa, enquanto Carlos Gomes é o primeiro deputado federal eleito pela legenda no Rio Grande do Sul.

 

Texto: Karine Bertani / Ascom – PRB Rio Grande do Sul
Fotos: Adriana Alós
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend