PRB elege 40 prefeitos e 631 vereadores na Região Nordeste

PRB elege 40 prefeitos e 631 vereadores na região Nordeste

Nas eleições deste ano, o PRB tem representação de vereadores eleitos em todos os estados da região e prefeitos em oito dos nove estados

Brasília (DF) – Nas eleições do último dia 2 de outubro, o Partido Republicano Brasileiro (PRB) emplacou a vitória de 40 prefeitos e 631 vereadores na Região Nordeste do País. Entre os estados com maior número de eleitos estão Maranhão, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte e Sergipe. Ao todo, os candidatos republicanos obtiveram 1.689.593 votos nas duas campanhas, tanto para as prefeituras quanto para as câmaras municipais.

Um dos destaques da Região Nordeste foi o número de vereadores eleitos nas capitais. A partir de 1º de janeiro de 2017, o PRB terá parlamentares municipais em Aracaju (SE), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA) e Teresina (PI). A capital baiana está no topo com o maior número de eleitos. Foram três candidatos, sendo duas mulheres. Recife também aparece na lista com dois vereadores eleitos.

Outro ponto forte foi a quantidade de candidatos a vereador do PRB que foram os mais votados nos respectivos municípios. Ao total, foram 61 republicanos que ficaram no topo da lista, com a maior votação para a câmara municipal. Deste total, 16 são mulheres e 45 são homens. Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam, também, que foram 19 vereadores campeões de votos na Bahia, 10 no Maranhão e sete no Ceará.

O Estado da Bahia, que tem a deputada federal Tia Eron como presidente estadual, saltou de três prefeitos para nove nas eleições deste ano. Outro dado que mostra o crescimento do PRB entre os baianos é o aumento do número de cadeiras conquistadas nos legislativos municipais. Foram eleitos 165 vereadores contra 126 em 2012, um aumento de 31%.

tia-eron-prb-crescimento-ba-prefeitos-vereadores-foto-ascom-18-10-2016Na avaliação de Tia Eron, além de todo o apoio partidário oferecido durante a campanha, os eleitos precisarão de ajuda na Câmara dos Deputados para que possam fazer excelentes mandatos. “Estou à disposição para ajudar nossos prefeitos e vereadores durante os próximos quatro anos. Vou estar com eles a todo momento nos ministérios e apresentando emendas para melhorar a vida dos baianos e fortalecer, cada vez mais, o PRB na Bahia”, declarou.

jony-marcos-prb-crescimento-se-prefeitos-vereadores-foto-ascom-18-10-2016Em Sergipe, a legenda conseguiu eleger três prefeitos e 29 vereadores. O partido obteve um crescimento de 38% nas câmaras e triplicou o número de prefeitos. A meta, agora, é intensificar esforços para ampliar a base política e preparar os republicanos para as eleições gerais daqui a dois anos. É o que afirma o presidente estadual sergipano e deputado federal, Jony Marcos. “Temos perspectiva de crescimento com quadros reais para disputar a eleição de 2018. Crescemos em 2012, crescemos neste ano e cresceremos no futuro também. Nossa meta agora é intensificar o trabalho para ampliar nossa força. Se nós continuarmos no mesmo ritmo, o PRB terá, no mínimo, 50% de crescimento na próxima eleição”, destacou.

Maranhão está na lista dos estados com o maior número de prefeitos da Região Nordeste. Lá, o PRB conta com 14 republicanos eleitos para o cargo. Os maranhenses também contam com 131 vereadores. Rio Grande do Norte, também, não fica atrás. O partido saiu de nenhum prefeito eleito em 2012 para quatro neste ano e ampliou de 28 para 47 vagas nos legislativos. Os dados representam o maior percentual de crescimento entre os nove estados, com 67% de aumento no número de vereadores e a ampliação de quatro vezes no número de chefes do executivo. Em Alagoas, onde o partido conta com a liderança estadual do prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão, o resultado também segue a mesma linha e foi muito positivo. Se antes era apenas um prefeito e 34 vereadores, agora são cinco gestores municipais eleitos e 38 membros para as câmaras municipais.

Texto e fotos: Agência PRB Nacional

Leia mais

PRB amplia número de eleitos e consolida força na região Centro-Oeste
PRB elege vereadores indígenas nas cinco regiões do país
PRB elege 104 prefeitos em todo o país e disputará segundo turno em seis cidades
PRB amplia presença no legislativo e elege vereadores em 22 capitais brasileiras
Além do Rio, PRB disputará segundo turno em mais cinco cidades
PRB Roraima elege primeiro prefeito e aumenta em 83% o número de vereadores

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.