População se acomodou com anúncio de que não haveria problema de água em Uberaba

Franco Cartafina reunirá colegiado para discutir soluções para famílias do campo.

Publicado em 19/9/2014 - 00:00

População se acomodou com anúncio de que não haveria problema de água em Uberaba
Franco Cartafina reunirá colegiado para discutir soluções para famílias do campo

Uberaba (MG) – Relator da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócio da Câmara de Uberaba, o vereador Franco Cartafina (PRB-MG) pretende reunir os demais integrantes do colegiado para juntos discutirem alternativas para minimizar as perdas no campo com a falta de água. “Esse momento é de reflexão para toda a sociedade”, defendeu, ponderando que, paralelamente às medidas adotadas pelo poder público, a população precisa conscientizar-se para evitar o desperdício.

Franco, porém, avalia como “curioso” o fato de que recentemente o prefeito Paulo Piau e o presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau) disseram que a cidade não enfrentaria problemas com o abastecimento. O vereador refere-se às declarações em entrevista coletiva, dia 13 de maio, segundo as quais não haveria restrições ao fornecimento de água em 2014, apesar de à época São Paulo e outros municípios do interior do Estado já estarem discutindo o racionamento.

À ocasião, Piau disse que o Codau fez uma série de mudanças na gestão operacional e os resultados permitiam afirmar que a cidade não sofreria com racionamento de água em 2014, enquanto o presidente do Codau acrescentou que a previsão estava embasada nos estudos feitos sobre a vazão do rio Uberaba.

“No meu ponto de vista, até se fosse verdade, isso não poderia ser dito para a população não se acomodar”, colocou Franco, acrescentando que “de repente, quando ninguém esperava, falta água e estamos em estado de emergência e até com opção dada pelo prefeito de punir quem desperdiça. Saímos do oito para o oitenta de maneira muito rápida. Fomos pegos de surpresa”.

Para o vereador Franco Cartafina, a discussão em torno do tema deve ser abrangente e abordar questões como assoreamento, preservação dos mananciais, cuidados com as nascentes e as matas ciliares, entre outras medidas que devem ser implementadas de forma conjunta, como foco no curto, médio e longo prazos.

Fonte: JM Online
Foto: Ascom – vereador Franco Cartafina

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend