População de Itajaí adere à campanha por mais ciclovias na cidade

“Para a realidade de Itajaí, ciclovias ou ciclofaixas não é questão de capricho”, diz vereadora Anna Carolina

Publicado em 28/5/2014 - 00:00

População de Itajaí adere à campanha por mais ciclovias na cidade
O gabinete da vereadora Anna Carolina Martins (PRB) e seis sindicatos da classe trabalhadora da região começaram a campanha +CICLOVIAS

Itajaí (SC) – Faça chuva ou faça sol, não é raro você encontrar várias pessoas transitando por Itajaí de bicicleta. Usar este veículo como meio de transporte já é uma tradição na cidade. No entanto, relatos cada vez mais frequentes de acidentes – alguns resultando em mortes – envolvendo ciclistas acendem o sinal de alerta: já passou na hora do poder público adaptar as ruas do município para garantir a segurança de quem opta por andar de bicicleta.

Pensando nisto, o gabinete da vereadora Anna Carolina Martins (PRB) e seis sindicatos da classe trabalhadora da região começaram a campanha +CICLOVIAS. E eles têm recebido o apoio da população. Já são mais de 1000 assinaturas no abaixo-assinado em que pedem para o prefeito Jandir Bellini tirar o sistema cicloviário do campo das promessas. “Não há quem se negue a apoiar. Passamos pelo comércio de algumas ruas, por exemplo, e fomos bem recebidos tanto pelos empresários quanto por seus colaboradores. Mais segurança para os ciclistas é um pedido unânime”, afirma a parlamentar.

O movimento começou a entrega de material informativo e coleta de assinaturas no último dia 19 de maio, numa caminhada pelo calçadão da Hercílio Luz, no centro da cidade. Na sequência, passaram pelas ruas Estefano José Vanolli e Brusque, pela avenida Ministro Victor Konder (a popular Beira Rio) e também na entrada dos funcionários da empresa BR Foods. “Mesmo em dias de chuva, não cancelamos nossa agenda da mobilização, pois não podemos deixar adormecer esta campanha. Para a realidade de Itajaí, ciclovias ou ciclofaixas não é questão de capricho. É uma necessidade urgente. Chega de mortes!”,ressalta Anna Carolina.

Números assustam!

Segundo dados da Coordenadoria de Trânsito (Codetran), foram registrados mais de 600 acidentes envolvendo ciclistas de 2011 até abril de 2014 – fora os casos em que o acidente não é tão grave e acaba não sendo reportado ao órgão. E neste mesmo período foram registradas sete mortes de ciclistas.

234 acidentes em 2011 – com duas mortes
179 acidentes em 2012 – com duas mortes
191 acidentes em 2013 – com uma morte
38 acidentes (nos primeiros quatro meses de 2014) – com duas mortes

Sindicatos que participam:
– Sechobar (Sindicato dos Empregados do Comércio Hoteleiro, Bares, Restaurantes e Similares)
– Sindicatos dos Empregados do Comércio
– Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, Material Elétrico e de Construção Naval
– Sitravest (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário)
– Sitiai (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação)
– Sitrapesca (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca)

Quer assinar o abaixo-assinado?
Vá ao gabinete da vereadora Anna Carolina, na sede de um dos sindicatos participantes ou, ao longo da semana, procure o ponto de coleta na Hercílio Luz– em frente ao Guarani – montado justamente para arrecadar assinaturas. Ou então, na petição virtual, que pode ser acessada na página www.facebook.com/AnnaCarolinaPRB

Texto e foto: Ascom – vereadora Anna Carolina

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend