Paulo Henrique defende adoção do sistema fotovoltaico em Piracicaba

O objetivo é gerar energia para consumo próprio a partir da luz do sol, para iluminar áreas públicas de Piracicaba.

Publicado em 12/11/2015 - 00:00

Paulo Henrique defende adoção do sistema fotovoltaico em Piracicaba
O objetivo é gerar energia para consumo próprio a partir da luz do sol, para iluminar áreas públicas de Piracicaba.

 

Piracicaba (SP) – O vereador Paulo Henrique Ribeiro (PRB-SP) propôs à Prefeitura de Piracicaba a implantação do sistema fotovoltaico em prédios públicos do município. O objetivo é gerar energia para consumo próprio a partir da luz do sol, para iluminar áreas públicas de Piracicaba.

Paulo Henrique defende adoção do sistema fotovoltaico em PiracicabaSegundo o republicano, o poste fotovoltaico é de fácil instalação, dispensando cabos de interligação e disjuntores, sendo fixado ao solo somente com quatro parafusos além de apresentar baixo custo de manutenção e durar por volta de 25 anos. “Esses equipamentos, movidos a luz solar, podem ser uma alternativa com boa relação custo-benefício e mínima manutenção em áreas publicas, como praças e espaços de lazer”, diz Paulo Henrique.

Para o sistema funcionar, a eletricidade gerada pelo módulo no decorrer do dia é acumulada na bateria para alimentar a luminária do anoitecer até a manhã do dia seguinte. Os postes são programados para funcionar até 12h por noite, com autonomia para até três dias sem luz solar. Em média, os módulos fotovoltaicos duram 25 anos, as luminárias, 50 mil horas, e as baterias que alimentam os postes, quatro anos.

 

Texto: Ricardo Vasques – Câmara Municipal de Piracicaba
Foto: Cedida

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend