Patriciana Guimarães prestigia peça teatral do jovem Lucas Mateus de Macapá (AP)

A vereadora conheceu a história do jovem Lucas Mateus e assumiu a causa em defesa dos direitos da pessoas com deficiência

Publicado em 28/9/2017 - 00:00

Patriciana Guimarães prestigia peça teatral do jovem Lucas Mateus de Macapá (AP)
A peça teatral foi escrita pelo estudante Lucas Mateus de 18 anos. Ele é portador de paresia cerebral e não se deixar limitar pela deficiência

Macapá (AP) – A vereadora Patriciana Guimarães (PRB) prestigiou, na terça-feira (26), a peça de teatro do “Projeto Inclusão e Acessibilidade na Escola, vivenciando o outro”, idealizada pelo estudante Lucas Mateus de 18 anos, que é cadeirante e portador de paralisia cerebral.

O texto da peça inicia-se com um diálogo entre uma jovem deficiente e seus pais, segue apresentando várias cenas de preconceito contra as pessoas com deficiência e mostra alguns dos obstáculos e dificuldades enfrentadas por essas pessoas, suas organizações e lutas. A apresentação chama à atenção para a conquista de direitos, sendo que um deles é a agenda nacional de um dia dedicado à luta pelos seus direitos e pela devida efetivação desses direitos na sociedade, o dia 21 de setembro.

O autor do projeto, Lucas Mateus, é aluno do ensino médio da Escola Estadual Professor Gabriel Almeida Café. Ele foi diagnosticado ainda bebê com paralisia cerebral discinética e por conta da deficiência, tem os movimentos do corpo bastante limitados .

Os médicos deram pouco tempo de vida para o jovem, mas ao longo de sua vida, Mateus foi superando todos os obstáculos e sempre com um sorriso no rosto e cheio de esperança. “Quero levar esse projeto para todos terem conhecimento e saber que quando se tem alguma deficiência não se tem problemas e sim soluções, e hoje estou podendo mostrar para todos um pouco do dia a dia de uma pessoa com necessidades especiais”, destacou Lucas Mateus.

A vereadora de Macapá, Patriciana Guimarães, destacou que terá como prioridades na Câmara Municipal projetos, requerimentos e indicações voltados para as pessoas com necessidades especiais. “Essa causa também é minha bandeira. Vou lutar por mais dignidade e espaço para pessoas com necessidades especiais. O jovem Lucas Mateus só veio acrescentar ainda mais a vontade de lutar por essa causa tão importante”, enfatizou a republicana.

História de vida do jovem Lucas

Lucas Mateus Guilherme Barros nasceu na cidade de Macapá, no dia 17 de janeiro de 1999. É filho de Eliana Guilherme Barros. Atualmente, mora com a mãe e a irmã, Ana Carolina Barros Araújo, no Conjunto Mestre Oscar, zona norte de Macapá.

Com pouco tempo de vida, Lucas foi diagnosticado com paralisia cerebral discinética. Os médicos, à época, deram poucas chances de vida para o jovem.  Mesmo assim, a mãe e a irmã não pararam de lutar e não perderam as esperanças. Viagens e tratamentos fazem parte da vida desta família que tem somente e apenas uma palavra que levam consigo: Fé.

Para a surpresa dos médicos e de muitos, Lucas tem 18 anos, fala, estuda, tem vontades próprias e sonhos. Sonhos esses que alguns já foram realizados, entre eles conhecer de perto a jornalista de Macapá, Luciane Alves, e a equipe da TV Record-Macapá. Lucas sonha em ser jornalista e trabalhar na área.

Mas os sonhos de Lucas Mateus não param por aí. O jovem sonha em conhecer o apresentador da Rede Record Nacional, Rodrigo Faro. “Um dia não muito distante, terei a oportunidade de falar para o Brasil inteiro que ser diferente não é uma dificuldade, ser diferente é uma condição, que ao aceitar você carregar com amor, esperança e com prosperidade”, enfatizou o jovem Lucas Mateus.

Texto e Fotos: Ascom – vereadora Patriciana Guimarães
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend