Aprovado projeto que garante acompanhante em consultas médicas em Araxá (MG)

Paciente terá direito a acompanhante em consultas médicas em Araxá (MG)

De autoria do vereador Robson Magela, projeto foi aprovado pela Câmara Municipal

Publicado em 13/4/2018 - 00:00

Paciente terá direito a acompanhante em consultas médicas em Araxá (MG)
De autoria do vereador Robson Magela, projeto foi aprovado pela Câmara Municipal

Araxá (MG) – A Câmara Municipal de Araxá aprovou, na terça-feira (10), projeto de lei de autoria do vereador Robson Magela (PRB) que dá o direito a todo paciente de ser acompanhado por uma pessoa de sua confiança nas consultas médicas e outros procedimentos, como exames médicos, realizados na rede pública e particular de saúde do município.

De acordo com o projeto, o paciente terá direito ao acompanhante em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF), nos prontos-socorros, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e nas unidades ambulatoriais e hospitalares de Araxá.

A restrição a acompanhantes só será justificável nos casos em que claramente prejudicar o paciente ou submeter a risco o próprio acompanhante, que deverá ter idade superior a 18 anos.

Robson entende que é essencial o paciente ter o direito ao acompanhante. “Dependendo do estado de saúde ou emocional do paciente, ele não consegue repassar ao médico todos os sintomas que sente e as demais informações que são necessárias para que o profissional tenha um diagnóstico mais preciso”, afirmou o parlamentar.

“Além disso, existem pacientes que tendem a esconder algum sintoma do médico e a presença do acompanhante é essencial nestes casos, pois ele não omitirá nenhuma informação durante a consulta”, completou Robson Magela.

Texto e foto: Ascom – vereador Robson Magela
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend