Número de mulheres eleitas pelo PRB cresce 48% nessas eleições

Em todo o país, mulheres republicanas fizeram a diferença nas eleições

PRB elegeu 11 prefeitas, 1 vice-prefeita e 228 vereadoras em todas as regiões do país

Brasília (DF) – O intenso trabalho de parcerias e mobilizações realizado pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB) para que cada vez mais mulheres participem e garantam espaço institucional na vida política e partidária nacional, gerou bons resultados nas últimas eleições municipais. Ao todo foram eleitas 11 prefeitas e 228 vereadoras em todas as regiões do País. Um crescimento de 48% no número de mulheres eleitas em relação às eleições de 2012.

Com esse resultado, o PRB igualou o número de prefeitas eleitas em 2012, e aumentou a presença feminina no legislativo ao sair de 149 (2012) vereadoras para 228 neste ano. Das 18 mil candidaturas que o partido disputou, 5.773 foram mulheres em 2.162 municípios brasileiros. Os números representam um aumento de 42% em comparação a 2012, que registrou 4.054 candidaturas femininas.

Na avaliação da coordenadora nacional do PRB Mulher deputada federal Rosangela Gomes (RJ), o número expressivo de mulheres disputando cargos eletivos foi uma grande vitória do partido nestas eleições.

“A ampla participação feminina é um reflexo do trabalho de parcerias que as mulheres republicanas desempenharam pelo país. O resultado também consolida o que o presidente licenciado Marcos Pereira (ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços) sempre defendeu, que foi a maior participação da mulher. Ele sempre prezou pelo crescimento e nos apoiou. E elegemos mulheres batalhadoras, mulheres do campo, dos diversos segmentos. O PRB é um partido diferenciado no que tange garantir o espaço da mulher em nosso país”, afirma Rosangela.

O PRB Mulher tem coordenações estaduais em 22 estados e coordenações municipais em 15 cidades. Estes diretórios, segundo Rosangela, trabalharam na conscientização das mulheres, para que elas tomassem a frente das campanhas, se lançassem candidatas e buscassem o protagonismo nas disputas.

Quatro coordenadoras estaduais do PRB Mulher foram eleitas vereadoras: Tânia Bastos, reeleita no Rio de Janeiro; Professora Ana Lúcia, eleita no Recife (PE); Patriciana Guimarães, em Macapá (AP); e Simone Kawage, em Belém (PA).

“Hoje, com a força da legislação, todos os partidos tiveram que lançar um percentual de mulheres apenas para preencher a cota exigida por lei. No PRB é diferente, elas participam de forma espontânea. Foram orientadas a disputarem espaço de forma igualitária, pois acreditamos no estado democrático de direito, que reconhece a força e a representação das mulheres nos diferentes setores”, ressaltou a deputada.

rosangela-gomes-prb-mortalidade-materna-audiencia-camara-foto-alex-ferreira-11-06-15-01Dentre as vitórias obtidas no pleito, Rosangela destaca os estados que mais elegeram vereadoras, como Minas Gerais (33), São Paulo (32), Bahia (28) e Maranhão (21). A cidade de Francisco Morato a 49 km da capital São Paulo, com 169.942 habitantes, segundo levantamento do IBGE (2016), será a maior cidade a ser administrada por uma republicana. Renata Sene, formada em Administração Pública, foi eleita com 15.541 votos (29,78%). Ainda em São Paulo, Cássia Furlan foi eleita prefeita de Presidente Epitácio, com 9.330 votos, o que equivale a 48,37% dos votos válidos. A republicana é formada em Farmácia, mãe de três filhos e empresária há 22 anos.

No Alto Tietê, São Paulo, Fábia Porto foi eleita prefeita de Santa Isabel. A republicana, que é empresária, recebeu 15.541 votos (53,37%). Ela é formada em Jornalismo e Pedagogia, é especialista em Administração Pública.

Em Minas Gerais, estado onde o PRB teve maior número de vereadoras eleitas, a professora Luzia do Kim foi eleita com 10.283 votos (66,11%) a nova prefeita de Santana do Paraíso. A publicitária Eliana Morais foi eleita prefeita de Conselheiro Pena com 51.35% dos votos válidos.

Na Bahia, estado que tem como presidente estadual do PRB a deputada federal Tia Eron, o partido elegeu duas prefeitas republicanas. A enfermeira Normélia Correia foi eleita prefeita de Conceição do Jacuípe com expressiva marca de 87,12% dos votos válidos. Em Itiruçu, Lorenna Di Gregório derrotou o candidato do atual prefeito, Enzo Tenise (PROS).  Lorenna é médica e será a primeira prefeita eleita no município. Ela venceu com 63% dos votos válidos contra 37% do seu adversário.

No Estado do Maranhão, Gilza Ribeiro foi reeleita prefeita de Sucupira do Riachão com 56,90% dos votos válidos.

Na Região Nordeste, o PRB elegeu Jeannyne Beltrão com 55,49% dos votos válidos, prefeita de Jequiá da Praia, Alagoas. Em Sergipe, Nena de Luciano foi eleita prefeita com 49,45% dos votos válidos a prefeita de Monte Alegre a 156 km da capital Aracaju. Também em Sergipe, foi eleita a vice-prefeita Adriana Leite. A republicana, que é professora, firmou que será atuante ao lado do prefeito Andrade (PTC), para buscar desenvolvimento e para que a população tenha saúde e educação de qualidade.

Na Região Centro-Oeste, Dra. Natalia foi eleita prefeita de Cachoeira Dourada com 68,86% dos votos válidos. Vereadora por dois mandatos, Dra. Natalia é uma das médicas voluntárias que participam do projeto social “Ciranda da Saúde”, que atende comunidades carentes do município.

A deputada Rosangela Gomes, eleita em 2014 juntamente com a deputada federal Tia Eron foram as primeiras representantes femininas do PRB na Câmara dos Deputados, avalia que a vitória das republicanas em várias partes do país é um marco importante para o partido, mas defende ser necessário trabalhar ainda mais para que haja uma representação equilibrada de homens e mulheres nas casas de leis.

“Disputei eleição em minha cidade, Nova Iguaçu (RJ), e quando você vai para o campo da disputa a luta é muito desigual. Estamos trabalhando para mudar essa realidade. As mulheres são 52% do eleitorado, mas ainda não estão sendo vistas representadas nas casas de leis. Mas o PRB avança se posicionando de forma diferenciada para garantir cada vez mais a presença feminina no legislativo e no executivo”, disse Rosangela.

Na disputa pela prefeitura de Nova Iguaçu, Rosangela Gomes ficou em terceiro lugar com 38.690 votos.

Eleitas nas capitais
A participação feminina será representada em oito câmaras municipais brasileiras, sendo duas em Salvador, a partir de 2017. As republicanas são: Silvânia Barbosa (Alagoas-AL), Patriciana Guimarães (Macapá-AP), Rogéria Santos (Salvador-BA), Ireuda Silva (Salvador-BA), Marilda Portela (Belo Horizonte-MG), Simone Kahwage (Belém-PA), Professora Ana Lúcia (Recife-PE) e Tânia Bastos (Rio de Janeiro-RJ).

Vereadoras indígenas
Entre os maiores partidos em constante crescimento, o PRB é também uma das siglas que tem elegido cada vez mais representantes de diversos segmentos sociais. Dentre esses, estão três vereadoras indígenas eleitas no último dia 2 de outubro.  Em Comodoro (MT), foi eleita a jovem indígena Érika Negarotê; em Santa Helena de Minas (MG), foi eleita Margarida Maxacali; e Ipuaçu (SC), a vereadora Marizete Belino. As indígenas irão representar não apenas seus povos, mas, sim, os interesses da população dos seus respectivos municípios.

Para Rosangela, a eleição das indígenas é um marco histórico e mostra que o partido acredita e apoia os diversos segmentos que querem contribuir o progresso do país.

“Em 2014, elegemos duas federais negras (Rosangela e Tia Eron), agora o PRB elege indígenas. Isso mostra, mais uma vez, que o PRB vem inovando e garantindo espaço para todos os setores da nossa sociedade. Esse é o PRB de José Alencar e de Marcos Pereira”, ressaltou.

Agenda PRB Mulher
Com o lema avançar cada vez mais, a deputada Rosangela Gomes confidenciou que está montando uma agenda cheia de atividades a serem desenvolvidas pelo PRB Mulher no próximo ano em todo o país. Segundo ela, virão muitas novidades e sua coordenação atuará integrada com as coordenações estaduais e municipais por maior participação das mulheres na política. Ela acredita que nas eleições de 2018 muitas mulheres republicanas irão se eleger como deputados estaduais, federais e até governadora.

Rosangela aproveitou para agradecer a participação das republicanas nas eleições deste ano e motivou para que elas intensifiquem a luta a fim de alcançar seus objetivos. “Quero agradecer a cada uma das republicanas pela coragem e determinação de lutar. Iremos continuar perseguindo nossos sonhos para que a mulher republicana brasileira possa participar das principais decisões que norteiam a administração de nosso país. Muitas mulheres trabalharam nestas eleições sem estrutura e apenas com a força de vontade e dedicação foram às ruas dizer que nosso país tem jeito e que temos como fazer uma gestão inovadora”, finalizou Rosangela.

Texto e arte: Agência PRB Nacional

 

Leia mais

PRB elege 11 prefeitas no primeiro turno
PRB amplia número de eleitos e consolida força na região Centro-Oeste
PRB elege vereadores indígenas nas cinco regiões do país
PRB elege 104 prefeitos em todo o país e disputará segundo turno em seis cidades
PRB amplia presença no legislativo e elege vereadores em 22 capitais brasileiras
Além do Rio, PRB disputará segundo turno em mais cinco cidades
PRB Roraima elege primeiro prefeito e aumenta em 83% o número de vereadores

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.