Ruy Muniz promove seminário internacional sobre tremores de terra

21_03_13_destaque02_mg_ruy_muniz_seminario_internacional_tremores_montes_claros001

Montes Claros (MG) – O Seminário Internacional Brasil/Japão para a Gestão do Risco de Desastres (Tremores de Terra), realizado na tarde desta terça-feira (18) em Montes Claros, oportunizou mais do que conhecimentos sobre medidas de prevenção e redução de risco contra desastres naturais. A vinda da comitiva japonesa possibilitou compreender que desastres naturais não são obstáculos para o desenvolvimento econômico. A premissa vale para Montes Claros, que passou a lidar com abalos sísmicos. O necessário, segundo a comitiva, é fazer com que a sociedade seja informada, organizada e preparada.

Foi justamente isso que o prefeito Ruy Muniz (PRB) enfatizou durante o Seminário. “Montes Claros é a quinta cidade de Minas em população. Aqui temos a maior fábrica de insulina da América Latina, temos a Nestlé, a Lafarge, a Coteminas e outras que tanto colaboram para o desenvolvimento econômico da cidade e região. Não podemos deixar que notícias negativas prejudiquem o nosso desenvolvimento. Queremos atrair novas indústrias. Por isso, um seminário como este é a oportunidade de aprendermos a conviver com esses fenômenos naturais, assim como o Japão convive”, destacou o prefeito, que ainda lembrou que a partir de agora as edificações de Montes Claros deverão ser melhores estruturadas. Ele ainda completou: “Os japoneses são um povo admirável, enfrentaram grandes tragédias e superaram. Vocês são exemplos para nós. Queremos essa luz de vocês para Montes Claros”, disse o prefeito.

Aichi

Entre os palestrantes, estiveram presentes funcionários do poder público da província de Aichi, que fica localizada na região de  Chubu , na ilha de  Honshu, tendo como capital Nagoya . Mas o que chama a atenção dessa província é o elevado desenvolvimento econômico frente aos desastres naturais que já enfrentou. Aichi tem grande expressão industrial em todo o país, sendo conhecida como polo da indústria automobilística, de cerâmicas, tecidos e produção aeroespacial. E tudo isso permanece mesmo depois de enfrentar diversos desastres ambientais, como desmoronamentos, terremotos, tufões etc.

21_03_13_destaque02_mg_ruy_muniz_seminario_internacional_tremores_montes_claros002“Não podemos ter medo perante esses fenômenos, precisamos é estar preparados”, destacou o diretor assistente da Divisão de Rios da província de Aichi, Ota Katsuhisa, que ministrou a palestra “Medidas estruturais para prevenção de terremotos”. Também foram ministradas as seguintes palestras: “Japão, o sistema de prevenção de terremotos da província de Aichi”, pelo chefe do escritório de atendimento emergencial e Defesa Civil da província de Aichi, Fukunaga Hideki; “Políticas locais para a redução do risco de desastres: atuação dos órgãos municipais de proteção e Defesa Civil”, pelo perito da Universidade de Nagoya e funcionário da prefeitura da cidade de Kota, Yukihiro Kasugai; “Como realizar uma educação de prevenção de riscos contra terremotos”, pela professora da Universidade de Nagoya, Hiroko Kondo; e “Atividades dos voluntários em prevenção do governo local da província de Aichi: A importância da mobilização social para a redução do risco de terremotos”, pelos residentes voluntários do grupo Higashiura Bosai Net.

Parcerias

O Seminário Internacional Brasil/Japão para a Gestão do Risco de Desastres (Tremores de Terra) foi promovido pela Prefeitura de Montes Claros em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

Estiveram presentes ao Seminário o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Luis Carlos Dias Martins, além de diversas autoridades e de representantes de entidades da sociedade civil da região.

Fonte: Ascom – prefeito Ruy Muniz
Fotos: Fábio Marçal

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!