Municípios gaúchos garantem adesão a projeto regional de cercamento eletrônico

Municípios gaúchos garantem adesão a projeto regional de cercamento eletrônico

“Queremos ter o cercamento eletrônico o quanto antes e nos tornarmos a primeira microrregião do Estado a implantar a iniciativa”, garantiu Daniel Guerra

Caxias do Sul (RS) – O município de Caxias do Sul e cidades vizinhas pretendem aderir ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM/RS), projeto do governo do estado. A proposta foi apresentada pelo coordenador, o tenente-coronel Alexandre Aragon, a prefeitos, vereadores, secretários de segurança e demais representantes de municípios vizinhos a Caxias do Sul. O encontro ocorreu no Salão Nobre do Centro Administrativo, na última segunda-feira (3). Agora, os prefeitos aguardam a liberação do convênio para que, juntos, assinem a adesão à proposta.

O Sistema de Segurança Integrada com os Municípios prevê o cercamento eletrônico como uma opção inteligente de combate à criminalidade. A ideia é integrar sistemas de videomonitoramento entre as cidades, a fim de que não se percam informações em casos de fugas de criminosos.

Conforme a apresentação, atualmente, os sistemas de videomonitoramento são independentes nas cidades, ou seja, sem comunicação entre si. Além disso, também falta uniformidade na atuação das guardas municipais e um único número de socorro – no Brasil, são 12, o que confunde o cidadão. O objetivo do projeto seria envolver as esferas da segurança pública em seis fatores: prevenção; integração de tecnologias; atendimento de emergências e operações integradas; formação integrada; inteligência e ressocialização.

Como sugestão para a região, o tenente Vilmar Fernando Mendes Brasil, também do SIM/RS, apresentou uma série de propostas. Dentre elas, uma sala única de videomonitoramento e centro de operações (despacho de viaturas); comunicação entre as cidades participantes e o Departamento de Comando e Controle Integrado em Porto Alegre; e integração entre sistemas inteligentes já existentes (como lombadas) para composição do cercamento eletrônico.

O deputado estadual Tiago Simon, um dos articuladores da implantação do projeto, ressaltou que a iniciativa pretende mudar o patamar da segurança pública para um nível tecnológico. “A eficácia está na agregação de tecnologia à inteligência no combate à criminalidade”, comentou. Para o secretário de Segurança Pública e Proteção Social de Caxias do Sul, José Francisco Mallmann, é um novo tempo em termos de segurança pública. “Sem integração, não há combate eficaz aos crimes. Esse projeto atuará como prevenção, muito mais que como repreensão”, aponta.

O prefeito Daniel Guerra (PRB) garantiu a adesão caxiense. “Queremos ter o cercamento eletrônico o quanto antes e nos tornarmos a primeira microrregião do Estado a implantar a iniciativa”, enfatizou, sugerindo uma próxima reunião para que sejam assinados os convênios. Guerra também defendeu a possibilidade de a bancada gaúcha na Câmara dos Deputados intermediar a vinda de recursos federais para a implantação da proposta. Da mesma forma, os prefeitos de Farroupilha, Claiton Gonçalves, Nova Pádua, Ronaldo Boniatti, Antônio Prado, Juarez Santinon, São Marcos, Evandro Kuwer, e de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna, manifestaram a concordância em aderir ao SIM.

Os representantes do SIM estiveram acompanhados de Felipe Pires da Silva, assessor do secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer. Também participaram do encontro o ex-governador e ex-senador, Pedro Simon, os vereadores Chico Guerra, Gladis Frizzo, Paula Ioris e Adiló Didomenico, o delegado regional Paulo Roberto Rosa da Silva, o major Jorge Emerson Ribas, titular do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM), bem como parlamentares e outros representantes das cidades vizinhas.

Texto: Ascom – prefeitura de Caxias do Sul
Foto: Petter Campagna Kunrath

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!