Marilda Portela vai defender maior participação da mulher na política em seminário

Marilda Portela vai defender maior participação da mulher na política em seminário

Com o tema “A Mulher no Século XXI”, evento internacional será realizado no dia 22 de agosto na Câmara Municipal de Belo Horizonte e discutirá a participação das mulheres na tomada de decisões

Publicado em 13/8/2017 - 00:00

Marilda Portela vai defender maior participação da mulher na política em seminário
Com o tema “A Mulher no Século XXI”, evento internacional será realizado no dia 22 de agosto na Câmara Municipal de Belo Horizonte

Belo Horizonte (MG) – Com o tema “A Mulher no Século XXI”, seminário internacional idealizado entre a vereadora Marilda Portela (PRB) e as cônsules dos Estados Unidos, Itália, Portugal e Uruguai, vai debater propostas que estimulem e oportunizem a participação efetiva das mulheres em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.

Constituído de palestras e discussões sobre as exposições, o seminário, marcado para o dia 22 de agosto, das 9h às 18h, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, contará com a presença de mulheres de cinco diferentes nacionalidades: Brasil, representado por Marilda Portela, Estados Unidos, Itália, Portugal e Uruguai.

Anfitriã do evento, a vereadora Marilda Portela falará sobre a participação da mulher na política e defenderá maior visibilidade à atuação de sucesso e conquistas das mulheres mineiras, em todos os setores.

“É uma alegria muito grande, já que pela primeira vez na história a população de nossa cidade elegeu quatro vereadoras, e sou uma delas. Ainda que seja um número menor que 10% em relação aos homens, cada uma tem se destacado em todos os aspectos, principalmente na criação de leis que beneficiam as mulheres e na fiscalização das políticas públicas voltadas para esse público”, destacou Marilda.

Segundo Marilda, apesar das mulheres serem 51,4% da população brasileira, em nosso país há menos igualdade de gênero na política do que diversos países no oriente médio.  “Na Câmara Federal, somente 10,7% dos parlamentares são mulheres; no Senado, 14,8%; o ranking mundial da participação feminina no Parlamento mostra Brasil na 154º posição”, lembrou a parlamentar.

Ainda segundo a vereadora, os direitos econômicos e sociais das mulheres representam o conjunto de direitos em que menos se avançou no mundo nas últimas décadas. A última pesquisa do IBGE (2007) aponta que o número de mulheres chefes de família cresceu 79% em dez anos, passando de 10,3 milhões, em 1996, para 18,5 milhões em 2006. A despeito disso, a brasileira continua subempregada, ganhando em média 30% a menos do que os homens. Na contramão desses dados, várias mulheres têm conquistado cada vez mais espaço na mídia, lutando contra a desigualdade salarial, violência, assédio e preconceito.

“No final do seminário, nosso desejo é elaborar um documento com intenções de novas ações, para estimular ainda mais a participação da mulher nos espaços de decisão”, disse Marilda.

Evento:  “Seminário Internacional: A Mulher no século XXI”
Data e local: 22/08/2017, da 9h às 18h, na Câmara Municipal de Belo Horizonte
Informações: (31) 3555-1172 ou seminario@marildaportela.com

Texto e foto: Daniel Silva / Ascom – vereadora Marilda Portela
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend