Marcos Abdala acompanha assinatura da gestão do Hospital Regional de Piracicaba (SP)

Marcos Abdala acompanha assinatura da gestão do Hospital Regional de Piracicaba (SP)

A assinatura marca a transferência da responsabilidade sobre o empreendimento para a Unicamp

Publicado em 28/11/2017 - 00:00

Marcos Abdala acompanha assinatura da gestão do Hospital Regional de Piracicaba (SP)
A assinatura marca a transferência da responsabilidade sobre o empreendimento para a Unicamp

Piracicaba (SP) – O vereador Marcos Abdala (PRB) acompanhou, no último dia 24 de novembro, a solenidade para assinatura do convênio para gestão do Hospital Regional de Piracicaba. O evento ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário estadual de Saúde, David Uip; do reitor da Unicamp, Marcelo Knobel; e o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri.

Depois de seis anos, desde que foi lançada a pedra fundamental da unidade de saúde, a assinatura marca a transferência da responsabilidade sobre o empreendimento para a Unicamp, que ficará responsável pela administração da estrutura com capacidade para 138 leitos, dos quais 84 de internação, 20 de UTI adulto, 27 de cuidados mínimos, sete de Hospital-Dia, além de 10 salas cirúrgicas e o centro de diagnóstico por imagem.

Previsto para começar a funcionar em março de 2018, inicialmente serão 60 leitos, divididos entre 30 cirúrgicos, 20 clínicos e 10 de UTI adulto, além de quatro salas cirúrgicas e os atendimentos ambulatoriais. A expectativa é que, já no primeiro ano de atuação, o Hospital Regional realize 18,6 mil consultas médicas e não-médicas, 11,7 mil exames, 3,3 mil cirurgias e duas mil internações.

A gestão do Hospital Regional será realizada com recursos do governo de São Paulo, os quais, segundo a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde, já são R$ 32 milhões, considerando verba empregada em obras e destinadas à compra de equipamentos e mobiliário, já em fase de aquisição. Para o ano que vem, o governo paulista já tem previsto R$ 35,8 milhões para custeio, no primeiro ano de funcionamento.

Ao anunciar o Hospital Regional, o governador Geraldo Alckmin explicou que “o hospital é público”, já que 100% dos leitos serão destinados ao SUS, mas a gestão feita por uma entidade do terceiro setor é uma inovação criada nos 1990, de quando ele era deputado federal. “Por conta do novo estatuto do funcionalismo, ficou inviável a gestão feita pelo governo, então tivemos que inovar”, declarou Alckmin.

Marcos Abdala (PRB) destacou o trabalho do Legislativo para atender uma demanda da população, que almeja e cobra o funcionamento do Hospital Regional. Para o parlamentar, o momento é importante para a cidade e região. “A assinatura do convênio com a Unicamp vai agilizar a inauguração deste hospital, que vai atender dezenas de cidades, mas Piracicaba principalmente, também será beneficiada”, disse. “A luta da Câmara Municipal, desde o momento que assumimos, era num único foco: o de tirar os problemas que estavam travando a instalação do Hospital Regional e, por isso, esse passa a ser um momento históricos para nossa cidade”, destacou Marcos Abdala.

Texto e foto: Rafael Santos / Ascom – vereador Marcos Abdala
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend