Marcelo Crivella recebe Dom Orani Tempesta na sede da prefeitura do Rio

Prefeitura recebeu a visita da imagem peregrina de São Sebastião, padroeiro da cidade e santo que dá nome ao prédio da administração municipal

Publicado em 19/1/2017 - 00:00

Marcelo Crivella recebe Dom Orani Tempesta na sede da prefeitura do Rio
Prefeito, secretários municipais e funcionários da prefeitura participaram da celebração, realizada no pátio do CASS pelo Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta

Rio de Janeiro (RJ) – A sede da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova, recebeu no começo da tarde desta quarta-feira (18) a visita da imagem peregrina de São Sebastião, padroeiro da cidade e santo que dá nome ao prédio da administração municipal, o Centro Administrativo São Sebastião (CASS). O prefeito Marcelo Crivella (PRB), secretários municipais e funcionários da prefeitura participaram da celebração, realizada no pátio do CASS pelo Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta. A passagem do padroeiro pela prefeitura marca o 12º dia da tradicional Trezena de São Sebastião, que este ano tem como tema “São Sebastião, protetor das famílias cariocas”. A visita da imagem peregrina no CASS acontece desde que o local foi inaugurado, em janeiro de 1982.

“Não há patrimônio que o carioca deve preservar mais do que sua família. Agradeço a Dom Orani por todo o seu carinho. Queremos receber sempre seu apoio para que possamos fazer o melhor pelo Rio de Janeiro. Da mesma maneira que ele será sempre muito bem recebido”, disse Crivella.

Desde o último dia 7, a imagem do santo padroeiro está percorrendo diversos pontos da cidade, como igrejas, hospitais, casas de assistência a idosos, de saúde, obras sociais, órgãos públicos, escolas e presídios. A Trezena termina nesta quinta-feira (19), véspera da procissão no Centro em homenagem ao santo.

“Deve-se sempre trabalhar para que o próximo tenha uma vida melhor. Vivemos um momento em que se faz importante darmos as mãos. Estamos no mesmo barco, independente de raça, religião ou partido político. Que sejamos aqueles que vivem como uma família de Deus e olhemos uns aos outros como irmãos”, falou o cardeal.

Após a celebração no CASS, a imagem seguiu em procissão para o Centro de Operações Rio (COR). Ainda nesta quarta-feira, a imagem percorrerá, no Centro, o Banco da Providência e os quartéis-generais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. No fim do dia, será celebrada missa na Igreja de Sant’Ana, na Praça Cardeal Dom Sebastião Leme.

Servidora do município há 30 anos, Ana Rosa Campos Hatherly faz questão de acompanhar, todos os anos, a visita da imagem peregrina ao CASS. Para ela, a cerimônia é sinônimo de proteção. “Sinto que São Sebastião nos protege e fortalece para que possamos trabalhar por esta cidade. Este ano, a única coisa que peço ao nosso padroeiro é paz. O Rio de Janeiro precisa”, disse.

Nesta quinta-feira (19), a imagem peregrina estará em missa que será realizada na Casa do Padre e no Hospital Aristarcho Pessoa (CBMERJ), ambos no Rio Comprido. Também será celebrado o Ângelus, no Cristo Redentor, e a missa de encerramento da Trezena na Basílica Santuário de São Sebastião (Capuchinhos), na Tijuca.

A tradicional Procissão de São Sebastião, que acontece na sexta-feira, a partir das 16h, sairá da Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, e seguirá até a Catedral Metropolitana, na Avenida Chile.

Texto: Flávia David / Ascom – prefeitura do Rio de Janeiro
Fotos: Edvaldo Reis

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend