Manoel Neves pede criação de políticas públicas de combate e prevenção ao suicídio

“O suicídio é um tema complexo que pode afetar indivíduos de diferentes origens e classes sociais”, diz Manoel Neves

Publicado em 28/9/2018 - 00:00

Manoel Neves pede criação de políticas públicas de combate e prevenção ao suicídio
“O suicídio é um tema complexo que pode afetar indivíduos de diferentes origens e classes sociais”, diz Manoel Neves

Boa Vista (RR) – Em pronunciamento na Câmara Municipal de Boa Vista, o vereador Manoel Neves (PRB) pediu apoio na criação de políticas públicas de combate e prevenção ao suicídio e apresentou um novo projeto de lei que institui a criação de campanhas durante o Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção ao suicídio.

O projeto ainda não possui data para entrar em votação no plenário da Câmara mas, caso aprovado e sancionado pelo Poder Executivo municipal, deve instituir a criação da campanha “Setembro Amarelo” como mês de combate ao suicídio e valorização da vida humana no calendário oficial do município de Boa Vista.

“O suicídio é um tema complexo que pode afetar indivíduos de diferentes origens e classes sociais. No Brasil, durante o mês de setembro estão sendo organizadas campanhas de combate e prevenção que visam chamar a atenção da população para o suicídio. Acreditamos que a instituição da campanha no nosso calendário ajudaria a reforçar a discussão da temática”, justificou o parlamentar durante a sessão.

De acordo com o projeto de lei, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolverá campanhas baseadas em diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), como a promoção de palestras, dinâmicas de grupo, incentivo à leitura de obras que abordam o tema de forma adequada, oficinas e filmes educativos. Além disso, o estabelecimento de redes de apoio integrando a comunidade à psicólogos e assistentes sociais que possam contribuir com seu conhecimento.

Outros

Tramita nas comissões da Câmara Municipal de Boa Vista um projeto de lei de autoria do vereador Manoel Neves que institui a “Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Suicídio”. As medidas têm o objetivo de alertar e promover o debate na comunidade geral boa-vistense acerca do suicídio, suas possíveis causas e indicadores, auxiliando a sociedade na identificação de sinais de um potencial suicida.

Em julho, o plenário da Câmara Municipal de Boa Vista aprovou outra proposta, também de autoria de Manoel Neves, que institui a criação da “Semana Municipal de Valorização a Vida Humana” no calendário oficial do município. O projeto foi proposto como forma de valorizar e promover a importância da vida humana.

De acordo com o parlamentar, na quarta semana do mês de maio seriam realizados no âmbito municipal, campanhas de divulgação para sensibilizar a população acerca da preservação da vida humana. “É importante salientar o valor inestimável da vida humana, bem como amenizar os possíveis atos de atentado ao bem mais sagrado que temos. É necessário ressaltar, através de campanhas e projetos, o valor da vida humana”, justificou o parlamentar Manoel Neves.

Texto e foto: Ascom – vereador Manuel Neves

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend