Manoel Neves debate projetos para atender portadores de Dislexia e TDAH

O republicano realizou uma reunião com a associação da causa para desenvolver projetos e melhorias para os portadores da doença na capital roraimense

Publicado em 18/7/2018 - 00:00

Manoel Neves debate projetos para atender portadores de Dislexia e TDAH
O republicano tem defendido mais atenção do Poder Público aos portadores da doença e trabalhar para criação de projetos e ações neste sentido

Boa Vista (RR) – O vereador Manoel Neves (PRB) recebeu a presidente da Associação Municipal de Dislexia e TDAH, Maria Joselia Grudtner, para debater apontamentos e soluções para melhorar a assistência do Poder Executivo Municipal as pessoas portadoras do transtorno. A reunião foi realizada na Câmara Municipal da capital roraimense.

O parlamentar parabenizou a associação pelas ações e sugeriu a realização de reuniões com os vereadores para debater o assunto. “Os portadores de Dislexia e TDAH ainda são esquecidos pela sociedade. Devemos entender que o transtorno existe e possibilitar a melhor assistência possível”, justificou.

A presidente da Associação de Dislexia e TDAH relata que é preciso cobrar das autoridades ações de inclusão e tratamento de pessoas com Déficit de Atenção e Hiperatividade.  “É dada pouca importância aos jovens portadores desse transtorno, o diagnóstico precoce ainda é difícil e as pessoas ainda não compreendem bem o que é, e como funciona a Dislexia e o TDAH. Me encontrei com o vereador para juntos providenciarmos como melhorar o atendimento à essa população”, explicou.

Acompanhamento de alunos

Manoel Neves é autor do projeto que deu origem à Lei Nº 1847, de 9 de março de 2018, que trata da obrigatoriedade de acompanhamento de alunos portadores do transtorno em escolas públicas da rede municipal de ensino.

A lei trata das medidas a serem adotadas para identificação de alunos portadores do transtorno, além da capacitação e orientação de professores e servidores de apoio nas escolas para torná-los aptos a lidar com situações envolvendo o ensino de alunos portadores de TDAH.

Manoel Neves conta que essa foi uma demanda popular, e fizemos uma pesquisa em escolas e com famílias com pessoas portadoras do transtorno. “Percebemos que existia uma dificuldade de adaptação desses jovens nas instituições de ensino. A legislação é uma forma de garantir a inclusão e adaptabilidade dos portadores de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)”, justificou o parlamentar.

O projeto prevê um sistema de identificação objetivando a detecção precoce, criação de um cadastro de supervisão dos alunos, além da realização periódica de exames e avaliações psicopedagógicas, auxílio de médicos, psicólogos e fonoaudiólogos. As instituições também deverão dispor de acompanhamento educacional especializado realizado por mediadores da área de Educação na própria sala de aula.

Texto e fotos: Ascom – Vereador Manoel Neves
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend