Lei restringe uso de jalecos fora dos hospitais em Boa Vista

De autoria do vereador Manoel Neves, o objetivo é evitar a contaminação em hospitais, uma vez que os microrganismos têm alta resistência e se proliferam rapidamente

Publicado em 19/11/2018 - 00:00

Lei restringe uso de jalecos fora dos hospitais em Boa Vista
De autoria do vereador Manoel Neves, o objetivo é evitar a contaminação em hospitais, uma vez que os microrganismos têm alta resistência e se proliferam rapidamente

Boa Vista (RR) – Médicos e demais profissionais da área da saúde estão proibidos de usar jaleco e outros equipamentos de proteção individual fora dos hospitais e unidades de saúde em Boa Vista. A Lei Municipal nº 1868/2018 tem como objetivo evitar a contaminação em hospitais, uma vez que os microrganismos têm alta resistência e se proliferam rapidamente.

A lei é de autoria do vereador Manoel Neves (PRB), que informou ter se inspirado em legislações vigentes em outros estados, assim como reclamações da população quanto ao uso destes equipamentos fora dos ambientes hospitalares. Segundo ele, a utilização de forma incorreta dos jalecos pode aumentar os riscos de contaminação tanto nos ambientes que deveriam ser protegidos, quanto nos ambientes externos em que os equipamentos ficam expostos.

“Essa proposta foi um pedido de vários pacientes que ficam internados nos hospitais e também de pessoas que perderam alguém próximo por causa de alguma infecção. Muitas vezes, essas pessoas que ficam internadas cansam de ver profissionais da área chegando com o jaleco sem cuidado algum. Por isso, a pedidos de muitas pessoas que observaram essa situação relacionada ao manuseio de seus equipamentos, colocamos em primeira votação o projeto”, justificou o vereador.

Com a lei aprovada, fica proibida a utilização de jalecos, aventais, estetoscópios, tocas e outros materiais de uso médico fora do ambiente hospitalar, por servidores, auxiliares, técnicos e acadêmicos da saúde fora do ambiente profissional.

São considerados profissionais da área da saúde: médicos, enfermeiros, auxiliares ou técnicos de enfermagem, odontólogos, fisioterapeutas, instrumentistas biomédicos, radiologistas e laboratoriais. Para evitar que essa prática se torne ainda mais comum, a lei pretende conscientizar, ainda, os usuários dos equipamentos de proteção individual com o objetivo de proteger os pacientes internados de possíveis infecções.

Texto e foto: Ascom – vereador Manoel Neves

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend