Lei que proíbe o fornecimento de canudos plásticos em Guarujá (SP) é sancionada

Lei que proíbe o fornecimento de canudos plásticos em Guarujá (SP) é sancionada

Lei do vereador Sérgio Santa Cruz visa diminuir o impacto ambiental provocado por estes materiais que, segundo estudos, demoram mais de 100 anos para se decompor na natureza

Guarujá (SP) – A Prefeitura de Guarujá sancionou, na sexta-feira (31), lei de autoria do vereador Sérgio Santa Cruz (PRB), que proíbe o fornecimento de canudos plásticos em hotéis, restaurantes, bares, padarias, quiosques, ambulantes e demais estabelecimentos da cidade paulista.

De acordo com a proposta, os comerciantes deverão buscar alternativas para substituir os canudos de plástico. O objetivo, segundo o parlamentar, é diminuir o impacto ambiental provocado por estes materiais que, segundo estudos, demoram mais de 100 anos para se decompor na natureza.

“É uma pequena contribuição para o meio ambiente e para a vida marinha, pois estes canudos plásticos causam um grande problema. Já estivemos em contato com os restaurantes e estes não renovaram seus estoques em apoio à nossa proposta”, destacou Sérgio.

Quem estiver em desacordo com a exigência da lei, após sua regulamentação, será inicialmente advertido e, em caso de reincidência, receberá multas que variam de 300 a 2 mil Unidades Fiscais de Guarujá (UFG), o equivalente, hoje, a R$ 951 e R$ 6.340, além de sujeito a fechamento administrativo.

Segundo o autor da proposta, o canudo plástico é um dos problemas ecológicos contemporâneos mais urgentes e não faltam alternativas para substituí-lo. “Ainda que o preço de cada unidade atualmente seja maior, com o crescimento da demanda e da produção haverá a redução necessária”, ressaltou Sérgio na proposta.

Ainda segundo o republicano, a restrição ao uso e consumo de canudos plásticos têm sido uma tendência em todo país, e leis semelhantes já foram aprovadas nos municípios do Rio de Janeiro, Manaus e Santos.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.