Junto à comunidade, Waldir Canal avalia plano de manejo do Parque Delta do Jacuí

24_06_13_destaque05_rs_waldir_canal_remanejo_parque_delta_jacui_audiencia_publica

Encontro reuniu vários representantes de diversos setores no plenário Otávio, na Câmara Municipal de Porto Alegre, e tratou adequações do Plano às reivindicações dos moradores

Porto Alegre (RS) – Cerca de 200 pessoas participaram da audiência pública proposta pelo vereador Waldir Canal (PRB), na última semana, para debater o Plano de Manejo do Parque Delta do Jacuí. O encontro reuniu vários representantes de diversos setores no plenário Otávio, na Câmara Municipal de Porto Alegre, e tratou adequações do Plano às reivindicações dos moradores da capital.

Dentre as principais questões discutidas, a delimitação visível da implantação da Área de Proteção Ambiental (APA), conforme determinado por lei que criou o parque em 1976, destino dos moradores das ilhas de Porto Alegre e de alguns bairros da cidade de Eldorado do Sul.

Sobre o assunto, Waldir Canal ressaltou a situação das 200 famílias que residem na Ilha da Pintada e dos 1.200 pescadores de Porto Alegre que utilizam a área como local de trabalho. “A atenção deve ser redobrada sobre este assunto, pois temos de adequar o uso deste local à preservação ambiental e das riquezas naturais alí existentes; além de atender as famílias e profissionais que residem neste local”, argumenta.

Também presente, o secretário adjunto do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Luís Fernando Perello, que afirmou que os trabalhos técnicos sobre o Plano de Manejo já foram concluídos. Porém, segundo ele, é necessário finalizar a compilação do documento onde as regras e perímetros de zoneamento que envolve a APA estão incluídos. Para o secretário, as maiores preocupações das comunidades são sobre a Zona de Amortecimento, região em torno do Parque onde está o maior número de moradores.

24_06_13_destaque05_rs_waldir_canal_remanejo_parque_delta_jacui_audiencia_publica002Vilmar Coelho, presidente da Colônia de Pescadores Z5, sugeriu o remanejo dos moradores para dentro das próprias ilhas, além de reforçar o empenho da comunidade para manter o local limpo. “A Z5 promove, desde 2007, ações de cunho ecológico com o recolhimento de lixo do rio. Já temos 150 barcos fazendo isso e na última vez tiramos 27 toneladas”, relembra.

Ao finalizar a audiência, Waldir Canal apresentou as reivindicações listadas em documento entregue pelo presidente da Colônia de Pescadores Z5. Além disso, o vereador solicitou a urgente distribuição do Plano de Manejo aos agentes envolvidos e sugeriu nova reunião no Parlamento municipal para finalizar documento sobre o tema.

Estava presente, o promotor Luciano de Faria Brasil; o secretário municipal de Meio Ambiente, Cláudio Dilda; o major Rodrigo Gonçalves dos Santos, do comando Ambiental da BM; a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Udo Silvio Mohr.

Fonte e fotos: Ascom – vereador Waldir Canal
Edição: Jamile Reis / Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!