José Freitas recebe pesquisadora italiana

Na pauta, a problemática da segurança pública.

Publicado em 24/12/2014 - 00:00

José Freitas recebe pesquisadora italiana

 

Porto Alegre (RS) – O secretário Municipal de Segurança de Porto Alegre, José Freitas (PRB), participou de entrevista com a pesquisadora italiana Luisa Tuttolomondo da Universidade Luav de Venecia, que está na capital para uma pesquisa sobre a problemática da segurança.

Freitas destacou a importância da SMSEG e definiu que a pasta é articuladora na operação de políticas de segurança pública no âmbito do município de Porto Alegre, respeitando as competências de órgãos públicos que atuam no segmento nas esferas estadual e federal. “A SMSEG compete planejar, coordenar e controlar as políticas de segurança comunitária e de prevenção à violência, promovendo canais de participação da sociedade, como o Conselho Municipal de Justiça e os Fóruns Regionais, visando a construção de uma segurança pública de caráter comunitário”.

Para este ano, como política de segurança, a SMSEG teve, por exemplo, a 2ª Conferência Municipal de Segurança Urbana que apontou um conjunto de medidas para prevenção e enfrentamento a violência em Porto Alegre. O objetivo primordial foi a mobilização da comunidade frente ao debate sobre a problemática da violência e da criminalidade e sobre as ações de prevenção e implementação das políticas públicas de segurança, procurando enfocar, neste processo, o papel do sistema criado a partir da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, que, dentre outras atribuições, executa a política de direitos humanos e segurança da Prefeitura porto-alegrense, em conjunto com o Conselho Municipal de Justiça e Segurança, Fóruns Regionais e Conselhos Comunitários.

Outra pauta do encontro foi o Observatório de Segurança de Porto Alegre. Segundo o secretário José Freitas, o setor responsável pela organização e análise de dados sobre a violência e a criminalidade local, a partir de fontes públicas de informações e pelo monitoramento da eficácia e efetividade das ações de segurança pública no município de Porto Alegre. “A implementação do Observatório representa maior conhecimento da realidade de cada região. Os estudos são focados na comunidade, e visam a identificar o perfil da violência e os fenômenos relacionados ao crime naquela localidade, possibilitando o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas para cada situação”, finalizou.

Também estiveram presentes na entrevista o secretário-adjunto João Helbio, o secretário do executivo do Gabinete de Gestão Integrada Leandro Quintian e o chefe operacional da Guarda Municipal, Carlos Fogasso.

Texto: Ascom – secretário José Freitas
Foto: Cedida

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend