José Freitas propõe discussão sobre nova UBS na Zona Norte de Porto Alegre

Comissão de Saúde e Meio Ambiente realizou uma visita à unidade, que tem problemas de infiltração, instalações elétricas inadequadas e a pintura interna sem manutenção

Publicado em 6/5/2019 - 00:00 Atualizado em 8/7/2020 - 18:11

Porto Alegre (RS) – Por iniciativa do vereador José Freitas (PRB), na sexta-feira (3) a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) realizou uma visita à Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada no bairro Costa e Silva, na Zona Norte de Porto Alegre.

Na visita, ficou decidida a entrada em tramitação, nos próximos meses, de um projeto de lei do Legislativo propondo a desafetação de uma área de cerca de 2,6 mil metros quadrados da Praça Nelson Marchezan, que alocará a construção de uma nova unidade de saúde.

O atual prédio, de aproximadamente 200 metros quadrados, está defasado porque não foi concebido para funcionar como posto de saúde e, sim, como creche comunitária, há 20 anos, o que causa diversos transtornos no atendimento à população, por conta da área acanhada, problemas de infiltração, instalações elétricas inadequadas e a pintura interna sem manutenção.

“Desde 2017 estamos acompanhando essa discussão, até mesmo com alguns encaminhamentos da Cosmam. Agora, através do PLL esperamos contribuir, de fato, com esta comunidade”, salientou José Freitas.

Verba disponível

Presente na visita, o gerente de saúde comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, Antônio Selistre, anunciou a liberação imediata de uma verba de R$ 500 mil para reformar o atual prédio da UBS. Entretanto, ele lamentou que, se o terreno em questão estivesse à disposição, o GHC poderia começar, em curtíssimo prazo, com verba federal já garantida há alguns anos, a construção das novas instalações, com até 1,5 mil metros quadrados, englobando atendimento de casos de baixa complexidade e alguns procedimentos de média complexidade.

Texto: Ascom – Câmara Municipal de Porto Alegre
Edição: Agência PRB Nacional
Foto: Leonardo Cardoso

Reportar Erro
Send this to a friend