José Freitas pede mais transparência na gestão de vagas da educação infantil

Vereador cobrou posicionamento da Prefeitura de Porto Alegre para saber a real situação da demanda de vagas e a capacidade de atendimento do município

Publicado em 23/7/2018 - 00:00

Vereador cobrou posicionamento da Prefeitura de Porto Alegre para saber a real situação da demanda de vagas e a capacidade de atendimento do município

Porto Alegre (RS) – De acordo com o vereador José Freitas (PRB), existe uma demanda reprimida de vagas na educação infantil na capital gaúcha. Relatos de conselheiros tutelares e de demandas que chegam ao gabinete do vereador José Freitas, evidenciam que há crianças, com idade entre três e cinco anos, sem vagas nas creches municipais e conveniadas ao município.

O fato, de acordo com o parlamentar, é inaceitável, já que conforme determina a legislação brasileira, a Prefeitura deve assegurar o direito à creche e à pré-escola para crianças com até cinco anos de idade.

Para tornar mais transparente o processo de espera, Freitas, também presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, tem um projeto em tramitação da Câmara de Vereadores que obriga a divulgação da lista de espera por parte da rede municipal de ensino, inclusive por creches conveniadas.

Segundo enfatiza o parlamentar, o objetivo é fazer que o município divulgue o nome do requerente, número de protocolo, data e hora da inscrição e unidade pretendida pelo responsável. Além disso, a divulgação deverá ser realizada tanto nos estabelecimentos de educação quanto no site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

“Entendo que a oferta irregular causa um problema social de grande proporção, que deve ser encarado com muita responsabilidade e, acima de tudo, transparência. E, através deste projeto, quero permitir que a população controle e fiscalize a convocação das crianças para cada vaga existente na rede pública”, salienta o vereador.

Texto e foto: Ascom – Vereador José Freitas
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend